Vésperas de Natal: compras de última hora

Para os lojistas, a data é sempre próspera e o faturamento pode ser até 50% maior se comparado com o início do mês

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 24/12/2020
Horário 06:30
Foto:  Weverson Nascimento
 Calçadão de Prudente segue movimentado nas vésperas de Natal
Calçadão de Prudente segue movimentado nas vésperas de Natal

Às vésperas do Natal, o impacto nas vendas de última hora, que ocorrem habitualmente em datas festivas, aquece o comércio prudentino. Na manhã de ontem, a reportagem percorreu o calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei e constatou que as principais escolhas na hora de presentear amigos e familiares foram vestuários, calçados e perfumaria. Para os lojistas, a data é sempre próspera e o faturamento pode ser até 50% maior se comparado com o início do mês.
O movimento nas primeiras horas de expediente do calçadão começou bem tímido, mas, aos poucos, os consumidores tomaram conta do local, atraídos, principalmente, por vestuários, calçados e perfumarias, mas também foi possível observar a busca por produtos em lojas de móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. No centro prudentino também foi possível encontrar fiscais da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), que percorreram toda extensão da Maffei. As lojas se adiantaram e promoveram uma espécie de cordão de isolamento, caso o fluxo de clientes aumentasse no decorrer do dia. 
Mas, quando o assunto é prosperidade econômica, os lojistas já contam com um bom fluxo de vendas nesses últimos dias. De acordo com a gerente da Passomania, Eliana da Silva, após o anúncio de que a região do DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), que contempla a cidade de Presidente Prudente e outros munícipios regionais, irá regredir para a fase vermelha do Plano São Paulo, a tendência é que os consumidores adiantem as compras. “Aqueles que viriam com mais calma depois do dia 25 vão antecipar nesta véspera de Natal. Nesta terça, por exemplo, depois da 13h, o fluxo já foi maior”, explica. Esta procura, portanto, influencia diretamente no percentual de vendas, principalmente após os consumidores receberem a segunda parcela do 13º salário. “A estimativa é que neste período as vendas aumentem 40% em relação ao início do mês. Atualmente, os produtos que mais saem na nossa loja são roupas e calçados básicos, considerando que as pessoas ficarão em casa neste Natal”, acrescenta. 
A consultora de vendas da loja O Boticário, Luciana Ferreira Agustim, relata que o movimento nesta semana é maior se comparado com o início do mês. “O movimento está melhor, afinal, ninguém fica sem presentear as pessoas mais próximas, seja amigos ou familiares. Além disso, as pessoas acabam deixando para adquirir os presentes mais próximos da data, por isso, as vendas neste período podem aumentar em até 50% se comparado com o início do mês”, explica.

Movimento nos shoppings

Assim como a procura por presentes movimentou o calçadão às vésperas do Natal, nos dois centros comerciais de Presidente Prudente não poderia ser diferente. O superintendente do Parque Shopping Prudente, Camilo Jabbour, explica que naturalmente às vésperas do Natal o centro comercial acaba atraindo ainda mais consumidores. “A partir do dia 20 de dezembro, a procura por presentes acaba aumentando, principalmente pelo fato dos consumidores receberem o 13º salário [primeira ou segunda parcela]. Mesmo ainda não apontando um Natal com nos outros anos, estamos reagindo. Agora os lojistas estão com foco total para otimizar as vendas nestes dias que antecedem a data”, acrescenta.  Neste Natal, os itens mais procurados, segundo o superintendente, são eletrônicos, bolsas, calçados, joias e semijoias, vestuários, além de brinquedos.  
De acordo com o gerente operacional do Prudenshopping, Gabriel Lucheta Ventura, o centro comercial segue com um movimento muito bom e dentro do esperado, levando em consideração as “limitações” do shopping. “Teremos um Natal dentro da expectativa para 2020, pois os consumidores estão aproveitando a oportunidade para adiantar as compras”, detalha. Segundo ele, as lojas mais procuradas pela clientela, além dos departamentos que oferecem uma variedade em produtos, são as de tecnologias que, inclusive, têm uma excelente performance neste final de ano. 
Ambos os shoppings seguem à risca as medidas sanitárias, como aferição de temperatura, uso do álcool em gel, recomendações para o uso de máscara, demarcações para o distanciamento social e o controle de pessoas no interior comercial. 

Horário de funcionamento nesta véspera de Natal

 

Comércio

Das 9h às 17h

Prudenshopping

Lojas – 10h às 17h

Praça de Alimentação – 11h às 17h

Parque Shopping Prudente

Lojas – 10h às 17h

Praça de Alimentação – 11h às 17h

Fonte: Sincomércio, Prudenshopping e Parque Shopping Prudente


 

Publicidade

Veja também