Veterinário orienta sobre cuidados com cães em dias de calor intenso

Já a caminhada diária deve ser feita em horários mais frescos para evitar insolação e queimadura nas patas dos bichinhos.

PRUDENTE - Estevão Salomão

Data 18/02/2016
Horário 12:27
Em Presidente Prudente, os termômetros têm marcado altas temperaturas, o que pode agravar a baixa umidade relativa do ar. Uma sensação que pode ser ainda mais severa para os animais de estimação, tendo em vista a pelagem que funciona como aquecedores térmicos naturais. Sendo assim, para que cães e gatos não sofram com a elevação do clima, o veterinário Emerson Luiz Ribas, 41 anos, orienta os proprietários quanto aos cuidados nesta época do ano.

O especialista orienta que é imprescindível conhecer a raça do animal antes de optar pelo corte da pelagem, por exemplo, como é o caso das raças samoieda, chow chow, e akita inu, que "dependem de seu pelo para o controle da temperatura corporal". Logo, o profissional esclarece que o acompanhamento de uma clínica veterinária é fundamental para a boa saúde do animal.

Jornal O Imparcial No verão, caminhada diária com os cachorros deve ser feita em horários mais frescos

Já a caminhada diária deve ser feita em horários mais frescos para evitar insolação e queimadura nas patas dos bichinhos. "É preciso observar e sentir a incidência do sol", aponta. Sobre os cuidados com a alimentação, o veterinário recomenda o posicionamento dos potes em locais frescos e arejados, sobretudo quanto à água, que deve estar disposta nos diferentes ambientes da residência.

Por sua vez, apesar da boa intenção, o banho deve ser realizado em intervalos, conforme a raça, consultada anteriormente junto a especialistas, com atenção expressiva para os xampus ideais. "A água nos ouvidos pode ocasionar problemas", observa Emerson.
Publicidade

Veja também