Veto derrubado

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/04/2025
Horário 04:25

Na Câmara de Prudente, na sessão ordinária desta semana ocorreu o primeiro revés entre os poderes Legislativo e Executivo. Os 13 vereadores derrubaram o veto total do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), a projeto da área de saúde.

PÚBLICA E PRIVADA
O projeto do vereador Douglas Kato (PSD) determina que as unidades de saúde credenciadas no SUS (Sistema Único de Saúde) e da rede privada em Prudente ofereçam leito separado para as mães de natimorto e mães com óbito fetal.

DIREITO FEMININO
Mantido o veto, o projeto não se transformaria em lei. Derrubado o veto, vira lei e Douglas disse esperar que o Poder Executivo possa dar encaminhamento e garantir esse direito a todas as mulheres em tais situações. 

POSSE NA UNIPONTAL
Nesta quarta-feira (30) tem posse da diretoria da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) para o período que irá até 28 de fevereiro de 2027. Entidade municipalista integrada por 34 municípios. Será em Presidente Venceslau, às 9h.
 
TROCA DE COMANDO
Está deixando a presidência exercida em dois mandatos consecutivos o ex-prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas (MDB); e assumindo o cargo o prefeito de Euclides da Cunha Paulista, Nenê Lopes (Rep).

BATALHÃO POLÍTICO
A diretoria, conselho e comissões temáticas são constituídas por 17 membros que representam 34 prefeitos, 34 vice-prefeitos, 343 vereadores, 452,3 mil eleitores e uma população de 584,2 mil habitantes. 

SÃO 35 ANOS
A região do Pontal do Paranapanema foi criada em 1989 por decreto do então governador Orestes Quércia (1938-2010), formada por 21 municípios. A Unipontal foi criada em 1990, inicialmente com nove municípios.   

SÃO 13 AGREGADOS
Antes havia a Umas (União dos Municípios da Alta Sorocabana), mas alguns municípios que não são originariamente do Pontal foram sendo agregados. Hoje, dos 34 existem dois são da região administrativa de Marília: João Ramalho e Quatá. 

DUAS ENTIDADES
Dentro da região administrativa de Prudente tem outra entidade municipalista, que é a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista). Pracinha fica na região da Nova Alta Paulista, mas também faz parte da Unipontal. 

ORIGEM FERROVIÁRIA
Alta Paulista e Alta Sorocabana são denominações derivadas das ferrovias com os mesmos nomes, com divisão geográfica pelo Rio do Peixe. Pontal do Paranapanema faz referência geográfica ao curso final do Rio Paranapanema que desagua no Rio Paraná.

UNIÃO FAZ A FORÇA
As entidades são fruto da ideologia política municipalista sustentada no princípio de que a união faz a força; em especial para a defesa de interesses e obtenção de recursos junto aos governos estadual e federal. 

DEPUTADOS E PRUDENTE
Hoje, na reunião de posse da Unipontal estão confirmadas as presenças dos deputados Mauro Bragato e Carla Morando, ambos do PSDB. Pela primeira vez fora da diretoria da Unipontal, Prudente terá a presença do prefeito Tupã.  

Publicidade

Veja também