Fato raro e único na atual legislatura: a rejeição a três vetos de projetos legislativos pelo Poder Executivo municipal, sendo um por nove votos a três e dois por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (6) desta semana.
SISTEMA DE VÍDEO
São três projetos de autoria do vereador Douglas Kato (PSD). O que obteve nove votos pela rejeição é sobre instalação de câmeras de videomonitoramento nas salas de aula das instituições de ensino da rede pública e privada no municipal.
DIA DE FOLGA
Um dos vetos pela rejeição unânime é em relação ao que dispõe sobre a concessão de um dia de folga ao servidor público municipal que efetuar doação voluntária de sangue no período de 12 meses.
SINAL DE PERIGO
Outro veto com rejeição unânime dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização indicativa de profundidade nas piscinas públicas e privadas de uso coletivo no município de Presidente Prudente.
COMO FICA
Nestes casos das rejeições, cabe ao presidente da Câmara, William Leite (PP), promulgar a lei com sua devida publicação, se o prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Rep), não o fizer no prazo de 48 horas.
VIA EXPRESSA
Requerimento dos vereadores Izaque Silva (PL) e William Leite (PP) solicitam providências do prefeito Tupã para construir uma via expressa no trecho urbano dos trilhos da estrada de ferro, abandonada há mais de 30 anos.
FREIO PUXADO
Conforme Izaque, na primeira gestão do prefeito Agripino Lima (1931-2018) a construção de uma avenida já era cogitada, mas não foi possível avançar devido os trilhos não pertencerem ao município.
USO INDEVIDO
Ainda der acordo com o vereador, o abandono da linha tem gerado problemas – como é o caso de uso de parte de sua extensão urbana por usuários de drogas – e discriminação para a zona leste.
MAIOR OBRA
Para William, a construção da via expressa e trecho urbano da linha férrea será a maior obra da história de Presidente Prudente e as regiões da cidade estarão entrelaçadas, com o fim da separação.
MESMA CORRENTE
Em justificativa de votos, se manifestaram em defesa da via expressa e outras melhorias os vereadores Douglas Kato (PSD), Edgar Caldeira (União), Aristeu Penalva (MDB) e Demerson da Saúde (Rep).
FALTA DE CARGA
Sobre a recente estada do governador Tarcísio de Freitas (Rep) em Prudente, houve a citação do entendimento que a ferrovia permanecerá em desuso, por falta de carga, e a manifestação favorável à remodelação de todo trecho.
SEM INTERESSE
O governador lembrou que o trecho pertence ao governo federal, mantido em concessão à Rumo Logística, que já manifestou desinteresse pela rodovia, exatamente por falta de produtos a serem transportados por trens cargueiros.