Via-Sacra é cancelada após aparição de animais silvestres no Santuário Morada de Deus

Medida leva em conta a segurança de centenas de fiéis que participariam do evento em Álvares Machado

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 21/03/2026
Horário 17:00
Foto: Unoeste
Aparição de animais silvestres na área do santuário motivou cancelamento da Via-Sacra
Aparição de animais silvestres na área do santuário motivou cancelamento da Via-Sacra

A Diocese de Presidente Prudente anunciou em suas redes sociais o cancelamento da Via-Sacra 2026. “A decisão foi tomada após a constatação da aparição de animais silvestres na área do Santuário Morada de Deus, o que exige atenção e cuidado quanto à segurança dos fiéis que participariam do evento”, ressalta a entidade. Tradicionalmente, a celebração é realizada em abril, no mesmo espaço, em Álvares Machado.

“Diante dessa situação, e em diálogo com a Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], instituição proprietária da área, optou-se, de forma prudente e responsável, pelo cancelamento da realização neste ano. A Diocese agradece a compreensão de todos e reforça que a medida foi tomada priorizando a segurança e o bem-estar dos participantes”, frisa.

Nesta época, em todos os anos, as paróquias da Primeira Região Pastoral se unem para organizar a celebração da Via-Sacra. Como noticiado neste diário, centenas de fiéis vindos de diversas paróquias da cidade e região participavam desse momento especial de reflexão e oração, revivendo os passos de Jesus rumo ao Calvário, em um percurso de quase 2 quilômetros. 

Padres, seminaristas e religiosos marcam presença na celebração, juntamente com o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Durante o percurso, tradicionalmente há meditação das 14 estações da Paixão de Cristo.

O evento seguia anualmente sendo organizado pelo Vicariato Episcopal da 1ª Região Pastoral, com o apoio de padres, leigos e apoio do representante da liturgia. Também contava com a colaboração de órgãos como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para garantir a segurança e o bom andamento do evento.

“Agradecemos a compreensão de todos e seguimos unidos em oração, contemplando a Paixão de Cristo neste tempo quaresmal”, promove a diocese.

Publicidade

Veja também