Viagem Literária encerra 2º módulo hoje na região

Contação de histórias, que chega a Rancharia, já passou por Rosana e Anhumas; proposta é estimular novos leitores e fortalecer vínculos entre as bibliotecas públicas e a população

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2021
Horário 06:44
Foto: Divulgação
São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal
São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal

Rancharia é a última cidade da região de Presidente Prudente a receber atrações do 13º Viagem Literária, 2º módulo Contação de Histórias: Contos Populares, programa de estímulo à leitura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Iniciado em novembro do ano passado, continua até dia 29 outubro de 2021 em outras diversas cidades do Estado. Sua proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.  
A apresentação de hoje ocorre às 9h e às 14h, na Biblioteca Municipal Castro Alves. Desde a segunda-feira, as cidades de Rosana (4) e Anhumas (5) foram contempladas com apresentações do ator-pesquisador, palhaço, contador de histórias, produtor criativo, arte-educador e mímico, Ademir Apparício Júnior.
“Com a contação de histórias, compreendemos todas as nossas necessidades humanas, conseguindo entender nossos sentimentos e lembrando que o outro também sente muito do que sentimos”, diz Ademir, cujos ensinamentos da sua avó paterna, com quem aprendeu a contar histórias, renderam bons frutos. 
Hoje, Ademir é patrono da cadeira nº 19 da Academia Brasileira de Contadores de Histórias e membro da Rede Internacional de Contadores de Histórias, depois de ter se formado em Gestão Cultural pelo Sesc SP e em Mímica Total e Teatro Físico pelo Estúdio Luis Louis e em Arte Dramática pelo Senac de Ribeirão Preto (SP).  
Neste módulo, as contações de histórias ocorrem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários, em função da pandemia da Covid-19 e em respeito às mais de 580 mil histórias perdidas no país nesse período.  
Contadores de histórias percorrerão 60 cidades do Estado de São Paulo, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal. Os eventos são sempre em bibliotecas públicas, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. 

SAIBA MAIS
VIAGEM LITERÁRIA 
É um programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras. Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, foram percorridos 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia em novembro de 2020.  

SERVIÇO
Acesse o site do Viagens Literárias e confira a programação completa em https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/modulo/contacao-de-historias-contos-populares



 

Publicidade

Veja também