Viagem Literária realiza encontros com autores em cidades da região

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 16/09/2015
Horário 09:25
 

O programa Viagem Literária, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, começou sua temporada 2015 e passará por 80 cidades do interior e litoral. A região de Presidente Prudente receberá escritores para um bate-papo nas bibliotecas públicas locais. A ação é totalmente gratuita e tem previsão de término para o dia 30 de setembro.

Na primeira semana, as cidades de Presidente Venceslau e Presidente Prudente tiveram a presença dos escritores Caio Riter e Daniela Arbex. Agora, na segunda quinzena, é a vez de Rancharia, Mirante do Paranapanema e Anhumas receberem os autores Flavio Carneiro - escritor, roteirista, ensaísta e professor de literatura brasileira na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) - e Márcia Tiburi, autora com diversos livros publicados.

O primeiro município contemplado foi Rancharia, que sediou ontem o encontro com os escritores, na Biblioteca Pública Municipal Castro Alves.

Hoje, Flavio Carneiro (às 10h) e Márcia Tiburi (às 14h) estarão na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, de Mirante do Paranapanema, situada na Rua João Augusto de Almeida, 1.227, no centro. Amanhã, será a vez de Anhumas receber os dois autores, nos mesmos horários, em sua biblioteca, localizada na Rua Domingos Ferreira de Medeiros, 445, no centro.

 

Trajetórias
O goiano Flavio Carneiro já publicou 15 livros, entre romances, contos, crônicas e ensaios, e escreveu dois roteiros para cinema. Destaque para duas obras "A Distância das Coisas" (2008) e "A Confissão" (2006). Entre 2000 e 2007, escreveu alguns relatos críticos para "O Globo" e "Jornal do Brasil". Promoveu a Copa da Cultura, projeto do Ministério da Cultura do Brasil, realizado em parceria com o governo alemão, a fim de divulgar a cultura brasileira durante a Copa do Mundo de 2006.

Já a gaúcha Márcia Tiburi é graduada em Filosofia e Artes e mestre e doutora em Filosofia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Publicou diversos livros, entre eles os romances "Magnólia" (2005), "A Mulher de Costas" (2006) e "O Manto" (2009), que compõem a "Trilogia Íntima".
Bibliotecas e leitura

O Viagem Literária é um dos programas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo voltado à valorização das bibliotecas públicas e estímulo à leitura. A secretaria mantém, por meio da coordenação do SisEB (Sistema de Bibliotecas Públicas e Comunitárias), ações contínuas de atualização profissional e renovação de acervos, a exemplo de cursos de capacitação periódicos e do Seminário Internacional de Bibliotecas, que ocorre em novembro.

A secretaria também mantém, na capital, as Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, ambas modelo do conceito de "biblioteca viva" que busca propagar por meio do Siseb. Além dos museus relacionados à palavra escrita – Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida – realiza também o Prêmio São Paulo de Literatura, que anualmente reconhece e premia os melhores romances publicados em língua portuguesa em todo o país. (Com Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado)
CIDADES PARTICIPANTES

Além de Anhumas, Mirante do Paranapanema, Presidente Prudente, Presidente Venceslau e Rancharia, participam Araraquara, Apiaí, Araçariguama, Araçatuba, Arujá, Bady Bassitt, Bastos, Batatais, Boituva, Buritama, Barueri, Birigui, Cananéia, Catanduva, Cedral, Cruz das Posses, Diadema, Fartura, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Francisco Morato, Garça, Guapiaçu, Guararema, Ilha Comprida, Itanhaém, Ilhabela, Itapuí, Itapeva, Itapetininga, Itatiba, Jundiaí, Lins Limeira, Leme, Lençóis Paulista, Lourdes, Macatuba, Mauá, Miguelópolis, Mirassol, Mococa, Monte Mor, Monte Aprazível, Monteiro Lobato, Neves Paulista, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Praia Grande, Pederneiras, Penápolis, Piedade, Promissão, Pompéia, Ribeirão Corrente, Registro, Rubinéia, Santana de Parnaíba, Santa Barbara D’ Oeste, São Bento do Sapucaí, São João das Duas Pontes, São Roque, São José do Rio Preto, Sete Barras, Sorocaba, Socorro, Sumaré, Suzano, Taguaí, Tarumã, Três Fronteiras, Valinhos, Vargem Grande Paulista, Votuporanga.
Publicidade

Veja também