Vicentini Gomez lança novo projeto e livros em Prudente 

Escritor e ator adaptou uma kombi, que comprou para suas produções cinematográficas, para levar suas obras e conhecimento a instituições de ensino superior, cursinhos e escolas do país

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 23/09/2021
Horário 07:30
Foto: Weverson Nascimento
Com a Marikota, ele pretende sair pelo Brasil levando seus livros e, consequentemente, sua experiência com a escrita
Com a Marikota, ele pretende sair pelo Brasil levando seus livros e, consequentemente, sua experiência com a escrita

“Marikota traz livros que trazem alegria e o saber”, essa é a frase que inspira o novo projeto do escritor, ator e cineasta prudentino, Vicentini Gomez. Recentemente, ele adaptou uma Kombi, que comprou para suas produções cinematográficas, para levar livros autorais e conhecimento a instituições de ensino superior, cursinhos e escolas pelo Brasil afora. Ele escolheu Presidente Prudente para lançar o novo projeto e duas obras – “O Vendedor de Sacis e Outras Lorotas” e “Valha-me Deus!”. 
O cineasta explica que após as gravações do seu novo filme, “Ayrton – Meninices no coração do Brasil”, gravado no Tocantins, se inspirou no dramaturgo Plinio Marcos, que vendia seus livros em teatros, instituições, colégios e até na rua, para tirar da gaveta um grande desejo. “Foi assim que eu decidi começar uma aventura que sempre tive vontade de fazer e nunca fiz, que era sair pelo Brasil levando os meus livros e, consequentemente, a minha experiência com a escrita”, detalha Vicentini. Para embarcar nesta viagem de conhecimento, ele pretende levar suas obras para onde for contratado para o projeto “Aprender brincando”, que atualmente ensina alunos a produzirem obras de ficção. “O nosso conhecimento não é para ser guardado. Quando eu compartilho o meu conhecimento sobre a arte da escrita, eu também estou aprendendo”, explica o escritor. 
Em busca de compartilhar conhecimento e divulgar sua escrita, Vicentini dividiu o projeto “Aprender brincando” em três fases. A primeira delas é para o ensino fundamental I e II, quando o ator, que interpretou o Giuseppe na novela “Cúmplices de um Resgate”, do SBT, pretende ensinar aos alunos os elementos básicos sobre a arte de escrever. 
Já para o ensino médio, o cineasta apresentará elementos fundamentais para a escrita de uma narrativa ficcional, seja ela uma obra literária, um roteiro cinematográfico, uma peça de teatro ou até mesmo uma redação. Para ensino superior, ele busca fomentar as ferramentas essenciais para iniciar uma história, montar e desenvolver a estrutura dramática, criar conflitos, exercitar inspiração e alinhar habilidade. 
Todas essas fases, inclusive, contam com espaços para debates. Vicentini, no entanto, pretende conciliar a atividade itinerante com a atuação em novelas, filmes e outros trabalhos do qual esteja participando. 

Prudente: parte de sua história

O escritor, ator e cineasta escolheu a cidade de Presidente Prudente para lançar seu novo projeto, uma vez que em terras de Marcondes e Goulart ele terá oportunidade de rever os amigos e estar próximo de pessoas que fazem parte da sua história. Ao longo desta semana, inclusive, ele já realizou visitas em algumas escolas da cidade e pretende iniciar, na primeira semana de outubro, um ciclo de palestras em Prudente e região.

Duas novas produções

Além da coleção de livros autorais, a Kombi Marikota também carrega consigo duas novas produções de Vicentini. Uma delas é obra “O Vendedor de Sacis e Outras Lorotas”, que retrata um divertido passeio pelas lendas urbanas e indígenas. Na história, José ou simplesmente Zé, é um personagem curioso que certo dia encontrou um livro em um banco de praça e resolveu viajar nas histórias contadas. O livro para crianças tem ilustração de Edgar dos Santos e prefácio do historiador Jonas Soares de Souza.
Já para adolescentes e adultos, a obra “Valha-me Deus!” proporciona um mergulho e fecha uma trilogia do escritor sobre os medos da cidade grande, opressora, poluída tanto na atmosfera quanto visualmente com o crescente índice da informalidade nos semáforos, calçadas e os infinitos personagens de seu cotidiano, que, pensando “no ganho fácil, acabam contrariando princípios, mesmo correndo o risco do propagado castigo eterno”. A obra tem capa de Hugo Caserta e prefácio do historiador da Unesp (Universidade Estadual Paulista), André Figueiredo. 

SERVIÇO
Para contratar o escritor prudentino ou adquirir suas obras, basta entrar em contato através do telefone (11) 99967-3080 ou dos e-mails vicentinigomez@uol.com.br e palhaecia@uol.com.br. Mais informações no site vicentinigomez.wordpress.com.

LIVROS DE VICENTINI GOMEZ
– “Dos tempos em que eu tinha medos” 
– “O Vendedor de Sacis e outras Lorotas” 
– “Valha-me Deus!” 
– “Cenas Femininas e outras Ilações” 
– “Café com Leite”

Publicidade

Veja também