Vida e obra de José Bottosso são lembradas em exposição

Com curadoria de Erisanto Vadinho, apaixonados pela arte do impressionista podem conferir a mostra na galeria da Art Gesso São Francisco, até 10 de março

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 04/02/2022
Horário 07:12
Foto: Cedida

O artista plástico, Erisanto Vadinho, deu início ontem, na Galeria Marcos Teodoro, na Art Gesso São Francisco, mais uma exposição com obras de um dos artistas plásticos mais queridos e respeitados de Presidente Prudente: José Bottosso (in memoriam). Segundo o curador, não somente os amantes da arte, mas todas as pessoas estão convidadas a visitar a exposição para apreciar as mais de 15 obras que estão no local, assim como escolas da rede municipal, estadual e particular do município e região do oeste paulista até 10 de março.
Vadinho diz que o grande motivo da mostra é fazer com que as pessoas vivenciem toda a obra, vida e as cores do artista José Bottosso. Segundo ele, a maior importância dessa exposição é fazer com que as pessoas não se esqueçam do grande artista plástico e professor que foi. 
“Um prudentino de alma e coração, um apaixonado pela arte de pintar e por sua família. O seu maior legado foi o amor e carinho pelo próximo. Ele será sempre motivo de orgulho para o povo prudentino. Um artista lapidado por Deus, pois pintou nas alturas de andaimes, subiu aos céus e de lá ficou fazendo arteirices e derramando cores sobre nós!”, exclama o curador Vadinho.
Sentir sua obra e enxergar como pintava infinitamente as cores do horizonte e arco-íris foi sua grande relação com o mestre Bottosso. “Ele representa para a cultura regional pelo artista visionário que sempre foi”, exalta Vadinho, que há dez anos fez a crônica “Divino Mestre Bottosso”, a qual lhe rendeu uma medalha de ouro em Niterói (RJ).

Legado que fica

“O Divino Mestre” José Bottosso, grande artista sacro da cidade, que foi um respeitado professor de desenho geométrico em escolas estaduais e particulares de Presidente Prudente, além de professor de pintura durante muitos anos no Conservatório Musical Maestro Julião, partiu desta vida no ano de 2012. 
Tomado pelo impressionismo, tal qual era grande admirador do pintor impressionista holandês, Vicent Van Gogh, Bottosso aprimorou suas técnicas no movimento dos traços fortes na escola Durval Pereira e Collette Pujol, e estudou técnicas de escultura na escola Vicente Laroca e Júlio Guerra.
No traço simples, a paz, o realismo e a plenitude estão implícitos para alguns, mas totalmente explícitos para outros em suas obras. Bottosso, que esteve em 189 exposições coletivas, 35 individuais e teve mais de 19 premiações, está em vários países como Bolívia, Uruguai, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, França e diversas regiões do Estado de São Paulo por meio de seus quadros. É um legado que ficou para sempre!

SERVIÇO
A visitação à exposição pode ser feita até dia 10 de março de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h30, e sábado das 8h30 às 12h30. 


 

Publicidade

Veja também