Vida sem esportes é como um motor de carro sem óleo

EDITORIAL -

Data 13/09/2020
Horário 04:50

Uma das matérias especiais em razão do aniversário de 103 de Presidente Prudente, na edição de hoje, fala dos tantos talentos que a cidade tem nos esportes. Além da formação do cidadão, superação de limites, aperfeiçoamento das habilidades, valorização competitiva, valores morais, manifestação cultural, autonomia e prazer pela prática, o esporte é fundamental para uma melhor qualidade de vida, desde os pequeninos, as crianças, até os mais velhos. Sem o esporte, sem qualquer atividade física, o corpo não funciona como deveria. É como um motor de carro sem óleo. Ele pifa rapidamente.
No entanto, constantemente é visível a dificuldade que atletas de alto rendimento, que competem Brasil, Estado e mundo afora enfrentam para participar de campeonatos. Na maioria das vezes por condições financeiras. Por falta de apoio, de patrocínio.
As escolinhas de iniciação, os projetos sociais esportivos são muito, muito importantes, mas quando crianças, adolescentes e jovens despontam, se destacam, eles precisam de apoio. Criada em 1998, a Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente) atende mensalmente cerca de 5 mil  pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, segundo expõe Márcio Rodrigues, professor e coordenador do Projeto Escola de Esporte e das Escolinhas de Iniciação Desportiva da pasta. São 18 modalidades gratuitas: atletismo, basquete, beisebol, badminton, bocha e malha - melhor idade, futebol de campo, futebol de salão, ginástica – melhor idade, ginástica artística, handebol, hidroginástica, judô, caratê, kung fu, natação, tênis de mesa, vôlei adaptado – melhor idade e vôlei.
O Sesc Thermas também é grande incentivador, fomentador dos esportes inclusivos, participativos e de lazer na unidade. Minicursos, palestras, bate-papos com nomes referências das mais diversas modalidades são realizados constantemente. O que além de aproximar o público, os incentiva a tentar.
O Sesi (Serviço Social da Indústria) também valoriza os esportes e tem projetado o nome da cidade, principalmente com atletas do badminton e parabadminton, como com o parabadmintonista Rogério Júnior Xavier de Oliveira, que conquistou a prata nos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, no Peru.
Outras escolinhas e projetos também fazem sua parte. Mas, é preciso um olhar mais cuidadoso, com carinho mesmo do empresariado municipal. Patrocinar um atleta pode levar o seu nome, do seu negócio, da sua empresa para além do horizonte! Pense nisso!

Publicidade

Veja também