Videomonitoramento em Pirapozinho

GRAZIELA FERNANDES

Ampliação do sistema é discutida na cidade

COLUNA - GRAZIELA FERNANDES

Data 24/09/2022
Horário 06:07
Foto: Divulgação/AI de Pirapozinho

Nesta semana, o prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani, o diretor da Divisão Municipal de Administração, Thadeu Henrique Witkowski, o assessor jurídico, Lunardo Manea, reuniram-se com a presidente do Conseg de Pirapozinho, Odete Botelho Sena Alves, o presidente da ACE, Júlio César Moraes, o delegado da Polícia Civil, Rafael Galvão, o capitão da Polícia Militar, PM Carvalho e o sargento da Polícia Militar, PM Favaretto. 
Em pauta: a ampliação e melhoramento do sistema de videomonitoramento no município de Pirapozinho.


Mapeamento
Durante o encontro, as autoridades discutiram as novas instalações de câmeras, mapeamento da cidade, orçamento e manutenção dos equipamentos. O videomonitoramento ajuda a inibir a ação da criminalidade e contribui também com a identificação de criminosos.
Os próximos passos, segundo o Executivo municipal, é "levantar os valores” e analisar a possibilidade de contribuir com a ampliação do sistema que é relevante para a segurança da população, pontuou o prefeito.
 

Poupatempo em Pirapozinho
Será inaugurada na terça-feira, 27, a unidade do Poupatempo de Pirapozinho. Desde quarta-feira, já é realizado o atendimento em fase experimental. A cerimônia de descerramento da placa de inauguração, na terça, contará com a presença de autoridades e do secretariado do governo do Estado de São Paulo.
Nesta semana foram realizados os últimos ajustes na instalação dos sistemas.  Na segunda, começa a fase de agendamentos dos atendimentos em Pirapozinho, beneficiando a população de toda a microrregião. 


Casas populares 
A presença do secretariado e de autoridades governamentais na terça, também marcará o início de outra importante obra na cidade de Pirapozinho: a construção das casas populares que, finalmente, sai do papel.
O prefeito de Pirapozinho, Lucas Padovan dos Santos Pavani, já prepara a cerimônia de assinatura e liberação da construção das 203 casas no empreendimento popular.
Esta é uma antiga reivindicação da população. Foram oito anos de espera e que ganhou celeridade logo após o anúncio da liberação da licitação das obras em julho deste ano. 


Gabinete Estendido
Uma iniciativa diferenciada em Narandiba promove atendimento à população em horário estendido. O calendário é disponibilizado nas redes sociais da Prefeitura, mas é sempre na primeira e terceira terça-feira do mês. Segundo o Executivo municipal, o horário é das 17h às 20h e a assessoria da Prefeitura acompanha os despachos para execução.
“As demandas são as mais variadas possíveis e o público que busca este atendimento é de trabalhadores que não podem comparecer no paço municipal em horário de expediente normal”, enfatiza a assessoria de imprensa.

Beto Suniga

Prefeito Itamar dos Santos Silva atende demandas da população dentro da iniciativa Gabinete Estendido


Dia da Árvore
Em Tarabai, alunos da rede municipal participaram de ações de conscientização a respeito da data e deste importante recurso natural. Desde 2017, a cidade incentiva o plantio de árvores na cidade.
O plantio e manutenção de árvores, de acordo com o texto da lei, moradores que mantiverem calçadas arborizadas têm descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).


Matrículas abertas
Atenção pais e responsáveis: estão abertas as matrículas para a Pré-Escola I, das crianças com 4 completos ou a completar até o dia 31 de março de 2023. É preciso o comparecimento à unidade escolar para efetivar a matrícula do aluno.
Os interessados devem procurar uma escola mais próxima de sua residência e apresentar todos os documentos: RG e CPF da criança, Certidão de Nascimento, comprovante de endereço atualizado, comprovante de guarda ou tutela, atestado ou comprovante de vacinação, laudo comprobatório de deficiência (se for o caso), cartão do SUS, número do NIS (quando for o caso).


Capoterapia em Narandiba
Foi realizado no último final de semana em Narandiba, o 1º Encontro de Capoterapia, com participação de mais de 250 pessoas de Tarabai, Mariápolis, Jardim Olinda (PR) e de Pirapozinho, e o lugar escolhido é um verdadeiro cartão postal da cidade: Parque São Francisco.
A capoterapia é uma terapia corporal que integra terapias alternativas integrativas, inspirada nos elementos lúdicos da musicalidade de capoeira, podendo ser praticada por pessoas de todas as idades.
É uma modalidade marcada pela ritmicidade dos instrumentos da capoeira por meio de cantigas de roda e rodas cantadas. 


Redes Sociais/Fabricio Ribeiro

Mais de 250 pessoas na primeira edição do Encontro de Capoterapia em Narandiba

Redes Sociais/Fabrício Ribeiro

Capoterapeutas e professores, Fabrício Ribeiro (idealizador do evento), Lucas Nobre com membros da delegação de Mariápolis que participaram do evento

Publicidade

Veja também