Virada Cultural agita PP no fim de semana

Evento traz: espetáculos gratuitos de teatro, dança e música, durante 24 horas de programação, em diferentes espaços da cidade

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 26/05/2015
Horário 08:21
 

A Virada Cultural Paulista é o maior evento do gênero do interior do Estado, com diversas apresentações de teatro, dança e música, intervenções urbanas, cinema e exposições durante 24 horas. O evento ocorre em dois fins de semana, sendo em Presidente Prudente, no próximo sábado e domingo. A realização é da parceria entre os governos de São Paulo e do município. A expectativa é que o acesso de pessoas seja ainda maior que no ano passado.

De acordo com Denílson Biguete, produtor cultural da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), a novidade já vem logo na abertura - primeira atração do palco externo do Parque do Povo - quando a grande atração será o cantor Agnaldo Timóteo.

"Objetivamos sempre a troca de experiência entre os artistas que já possuem reconhecimento nacional e os de nossa cidade. E o Agnaldo certamente chamará as pessoas da melhor idade, seus fãs, grupo este que não está habituado ao acesso à Virada. Abrir com ele é exatamente para mantermos essas pessoas o maior tempo possível desfrutando do Parque do Povo, interagindo e se socializando com outros grupos", destaca o produtor.

Outra atração que promete chamar a turminha dos 30 para cima é a banda Os Opalas. "Um dos shows que acreditamos que será recorde de público, tamanha a repercussão, é do Racionais MC’s . Acreditamos que cerca de 20 mil pessoas estarão nos gramados do Parque do Povo para curtir os rapers", estima Biguete.

Jornal O Imparcial Racionais MC’s são aguardados por uma legião de fãs

"Mais uma vez reforço, que estimular o intercâmbio entre atores, cantores, é uma grande satisfação. Estamos com tudo redondinho, acertado para recebê-los com todo carinho", acentua. Confira na integra a programação, no final da matéria.

 

Palcos

Ao todo, as atividades ocorrerão em quatro espaços: palco oficial, no mesmo local de sempre no Parque do Povo; a novidade é o palco espelhado, que fica ao fundo do principal, onde as bandas de rock locais se apresentarão. "Entre uma banda e outra, enquanto trocam, nossos artistas entram em ação para difundir a sua pesquisa do rock prudentino, que é bem o rock pesado, tipo se inspirando na programação com Krisiun ou Racionais, por exemplo", explica Biguete.

O Sesc Thermas mais uma vez oferece um palco em suas dependências, que receberá duas apresentações, uma às 20h30 de sábado, com 5 a Seco e, no domingo, às 15h, a peça teatral "A Lenda Mágica".

Pela primeira vez, o Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo, será palco interno com apresentações exclusivamente de dança no sábado, com três companhias locais e o Ballet Stagium, balé nacional de excelência em dança. "Em Prudente, a dança é muito forte, tem muitos alunos, grupos, escolas. Essa proximidade que a Virada proporciona, entre outros dançarinos, a busca por experiências novas, é fundamental para a evolução deles", salienta. No domingo, o teatro se torna palco da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), às 11h.

Um lembrete importante aos que forem ao teatro. Os convites são gratuitos, porém é imprescindível que os mesmos sejam retirados uma hora antes. "Não adianta chegar antes disso, pois os ingressos só serão distribuídos uma hora antes", afirma Biguete.

Dois filmes também estarão disponíveis no Ponto Miss em duas sessões: sábado às 19h30 e no domingo às 17h.

 

Segurança local

Biguete comenta que os detalhes que visam a segurança do local e de seus usuários estão tudo certo. Segundo ele, embora a Virada seja um evento de realização da Secult, todas as outras secretarias colaboram em alguma atividade especifica.

A Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) organizará todo o trânsito no entorno; a Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) é responsável pelo cadastramento dos ambulantes, como já vem sendo realizado onde eles trabalham numa forma de praça de alimentação; Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estará com ambulâncias a postos para qualquer eventualidades; a Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) também está convidada para que organize pontos para recolhimento de recicláveis e lixo comum para que o local fique limpo.

A Polícia Militar também estará no local. "Todos unidos faremos um belo trabalho em nosso ponto que é tido como um dos cartões postais da cidade".
PROGRAMAÇÃO EM PRUDENTE

 

PALCO ESPELHADO – PARQUE DO POVO


(Avenida 11 de Maio)

 

Sábado | 30 de maio

20h30 - Last Kill Day

22h - Subcut

23h30 - Vinni Pelegrino e os Libertários

 

Domingo| 31 de maio

14h30 - Arkhaikus

16h - Alessa

17h30 - Projeto Ensaio RAP

 

 

TEATRO PAULO ROBERTO LISBOA


(Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Centro Cultural Matarazzo)

 

Sábado | 30 de maio

18h - Abertura Oficial (especial)

18h30 – "Choros" – Ballet Stagium (dança)

20h30 – "Sinapse" – Grupo Ruas de Fogo (dança)

22h – Muito Prazer – Eu sou a Dança – Dança InPrudente (dança)

23h59 – "REC" – Cia Mudança (dança)

 

Domingo| 31 de maio

11h - Quinteto de Sopros Osesp (música)

 

 

PALCO EXTERNO – PARQUE DO POVO


(Avenida 14 de setembro)

 

Sábado | 30 de maio


19h30 - Agnaldo Timóteo (música)

21h - Mateuzinho e Os Umbigaê (música)

21h30 - Boogarins (música)

23h59 - Krisiun (música)

 

Domingo| 31 de maio


15h30 - Os Opalas (música)

17h - Aláfia (música)

18h30 - Racionais MC’s (música)

 

SESC THERMAS DE PRESIDENTE PRUDENTE

(Rua Alberto Peters, 111)

 

Sábado | 30 de maio

20h30 - 5 a Seco (música)

 

Domingo| 31 de maio

15h – "A Lenda Mágica" (teatro)

 
Publicidade

Veja também