Visão: cuidado e responsabilidade

EDITORIAL -

Data 07/09/2021
Horário 05:21

Cuidar da saúde é fundamental. Em todos os sentidos. Sempre é importante dar uma checada geral para saber se está tudo ok e seguir com a vida normalmente. É, claro, que é sabido que nem todos têm a facilidade de acesso ao sistema de saúde. Mas, organizando a vida, é possível fazer os devidos exames e consultas de tempo em tempo. Cuidar da saúde é essencial para uma boa qualidade de vida.

Um dos órgãos mais sensíveis do corpo, o globo ocular pode ser facilmente prejudicado por diversas doenças. No Verão, algumas delas se tornam mais frequentes, potencializadas pelos raios solares mais fortes, exigindo cuidado e proteção maior. A visita regular ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano, é essencial para a prevenção de doenças como o glaucoma e a degeneração macular, principalmente a partir dos 40 anos de idade, assim como da catarata para as pessoas de mais idade.

Nas crianças, é importante a realização de exames oculares. Assim, como noticiado em O Imparcial, com a permissão do Plano São Paulo para a retomada consciente das atividades em todos os setores, ocorrerá nesta semana o retorno do projeto "Saúde Visual do Escolar", suspenso desde o começo da pandemia do novo coronavírus. O projeto é realizado pela Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Lions Clube Centenário e Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa” da Santa Casa de Misericórdia. Além disso, o serviço é voltado aos alunos ingressantes no segundo ciclo do ensino fundamental, sendo que, neste semestre, ocorrerá em 16 das 26 escolas da rede pública estadual de Presidente Prudente. Logo após o feriado da Independência do Brasil, os primeiros exames serão nesta quarta-feira, às 14h, para 60 alunos da Escola Professora Marietta Ferraz de Assumpção, no Jardim Bela Daria, seguindo todos os protocolos de biossegurança

Toda a riqueza e complexidade envolvidas no sistema ocular não deixam dúvida da importância em manter essa verdadeira máquina em plenas condições de funcionamento. Preservar e cuidar dos olhos, da visão, é garantir o registro das melhores cenas da vida.

 

 

Publicidade

Veja também