Visita do presidente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/02/2024
Horário 04:44

Por ocasião do início das operações de unidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Presidente Epitácio, a região poderá receber em março a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

PELA PRIMEIRA VEZ
Não há nada de oficial nesse sentido, apenas rumores que surgiram com o adiamento do ato público marcado para ontem, dia 8. Caso ocorra a visita, será a primeira vez que Lula estará na região de Prudente na condição de presidente da República.

FINAL DA CAMPANHA
O atual presidente de terceiro mandato esteve em Presidente Prudente há mais de 20 anos. Foi na reta final da campanha de 2002, em reunião com correligionários no Hotel Portal D´Oeste.

COGITAÇÃO EM 2009
Em 2009, foi cogitada a vinda do presidente Lula em Prudente, para o clássico Palmeiras x Corinthians no Estádio Prudentão, no dia 8 de março. Jogo pelo Campeonato Paulista: empate de 1 x 1, com gols de Diego Souza e Ronaldo Fenômeno. 

ANÚNCIO EM 2010
Em 2010, teve anúncio oficial do poder público municipal que o presidente Lula estaria em Prudente no dia 11 de fevereiro para a inauguração de 12,2 km de canalização de fundo de vale. Um investimento de R$ 60 milhões. 

RECURSOS FEDERAIS
Os recursos foram obtidos pelo então prefeito Milton Carlos de Mello, “Tupã”, que era do PTB, e o vice-prefeito Marcos Vinha, então do PT, junto ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O presidente Lula cancelou a agenda.

REGIÃO DO PONTAL
Naquela ocasião, além de Prudente, a agenda incluía Mirante do Paranapanema, na região do Pontal do Paranapanema e que concentra o maior número de assentamentos da reforma agrária no Estado de São Paulo.

COM ASSENTADOS
Nessa nova possibilidade de visita, comenta-se que seria inserido na agenda encontro com assentados, oriundos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra). O que aconteceria em Presidente Epitácio.

ÁGUA E TERRA
A unidade do DNIT em Epitácio é instalada depois da desativação da unidade de São José do Rio Preto. O órgão federal, dentre outras atividades, atua na fiscalização de infraestrutura aquaviária, ferroviária e terrestre.

IDENTIDADE DAS COISAS
Por coincidência, a unidade vinculada à Superintendência de São Paulo, é instalada pouco depois do TCU (Tribunal de Contas da União) finalizar solução consensual para devolução do trecho da ferrovia de Prudente a Epitácio.

MAIS DE 100 KM
Solução construída entre o Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), concessionária Rumo e TCU. São 104 km de ferrovia que servem oito cidades, passando por seis entre as duas das extremidades. 

FALTA DE CUIDADO
O entendimento é buscado para que a Rumo faça a devolução antecipada ao DNIT mediante indenização por ausência de manutenção e conservação de trilhos, dormentes e lastro ferroviário (base de rocha triturada), entre outros.

Publicidade

Veja também