Visitas aos cemitérios expressam amor e respeito aos que partiram

Todo dia 2 de novembro, pessoas rezam por familiares e visitam os seus túmulos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/11/2022
Horário 10:49
Foto: Divulgação
Há tendas com bancos para os visitantes descansarem à sombra e distribuição de água gelada e botões de rosas
Há tendas com bancos para os visitantes descansarem à sombra e distribuição de água gelada e botões de rosas

 Dia de Finados é celebrado em muitas culturas e de diferentes formas, mas mantendo em comum as homenagens aos mortos. No Brasil, a data é celebrada com missas católicas e cemitérios lotados de visitantes. Sobre essa visitação, a assistente social do Grupo Athia, Aline Barracar, comenta que ir ao lugar do sepultamento é importante para as pessoas que mantêm essa tradição. "Levar flores ao túmulo e orar no local são rituais que ajudam a amenizar as saudades e a fortalecer as memórias. São gestos que ocorrem de maneira coletiva no Finados, e isso colabora para um clima de comoção não somente individual, mas também social", explica a profissional que presta atendimento a famílias em luto.

“Ainda que haja tristeza nas saudades, as manifestações do Finados são uma expressão de carinho pelos que partiram e, como todo ato de amor, têm seu lado compensador. Tanto que as pessoas repetem as visitas aos cemitérios, ano após ano”, ressalta Barracar.

Em solidariedade a esse público, neste feriado o Grupo Athia está presente nos cemitérios São João Batista e Campal, em Presidente Prudente, e também em Álvares Machado, Pirapozinho, Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio. Há tendas com bancos para os visitantes descansarem à sombra e distribuição de água gelada e botões de rosas, além de músicas entoadas em violino. "Gestos como esses colaboram para confortar familiares e amigos que comparecem aos cemitérios para expressar saudades", diz Barracar.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também