Visite sua próxima faculdade!

OPINIÃO - Carol Simionato

Data 02/08/2019
Horário 05:25

Qual é o momento correto para você começar a pesquisar ou até fazer uma visita na faculdade que possui interesse? Essa é uma dúvida bastante frequente e aposto que as dicas que separei vão te auxiliar e muito no momento da sua escolha. Mas, antes de mais nada, é importante ter em mente que o ingresso no ensino superior é um período bastante importante na sua vida!

Além de ser uma fase bastante divertida, quando você vai conhecer muita gente bacana, esse momento fará parte da construção da sua carreira acadêmica e do seu futuro profissional. Por isso, toda e qualquer decisão precisa estar bem embasada, principalmente quando isso poderá refletir diretamente em seu futuro, não é mesmo? E é exatamente por isso que é muito importante você, futuro universitário, conhecer a instituição de ensino superior que pretende fazer a sua faculdade, afinal, você provavelmente passará ali alguns anos da sua vida.

Pesquise sobre o curso e a instituição de ensino superior no Google. É importante saber o que as pessoas que estudam ou estudaram lá falam sobre o local. Inclua nas buscas as redes sociais da instituição de ensino superior, até para que você se mantenha informado sobre as novidades. Você conhece alguém que estuda ou estudou nessa faculdade?

Procure saber quais foram as experiências vivenciadas por essa pessoa e saiba o que ela tem a dizer a respeito. Agende uma visita no local. Geralmente as faculdades disponibilizam programas específicos para jovens que pretendem ingressar no ensino superior. Faça uma visita, conheça a estrutura disponibilizada, faça perguntas e se possível, participe de uma aula teste no curso que te agrada. Fique por dentro de eventos para o ensino médio. As instituições de ensino superior costumam realizar feira de profissões e outros eventos voltados aos jovens, para apresentar os cursos e saber um pouco mais da vida universitária. Participe, vivencie e claro, tire o máximo de informações que puder.

Converse com o coordenador do curso. Se você está de olho em um curso específico, agende um bate papo com o coordenador. É bem provável que você tenha muitas dúvidas sobre as possibilidades da sua futura profissão. E aí, ficou tudo bem claro? Até a próxima!

Publicidade

Veja também