Vitor Santos conquista bronze no Maria Lenk

“Depois que eu comecei a treinar com ele, aumentou muito o ritmo. Treinamos forte, para depois ir descansando no fim, quando está perto do campeonato, mas ele não tem dó", brinca o nadador.

Esportes - Jefferson Martins

Data 08/04/2015
Horário 07:54
 

O nadador prudentino Vitor Nascimento Guaraldo Santos, 19, conquistou a primeira medalha em competições adultas. O atleta, que ainda é júnior 2 (18 e 19 anos), foi bronze nos 100 metros costas do 55º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk 2015 –, anteontem, na piscina do Parque Aquático Fluminense, no Rio de Janeiro. E não foi o único de Presidente Prudente a conseguir pódio. Thiago Teixeira Simon, 25, do Corinthians/Abdem, garantiu o ouro nos 200 m peito, ontem.

Além deles, outro prudentino Fernando Ernesto Pires dos Santos, 27, também do time alvinegro, caiu nas piscinas da competição, que é organizada pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), e definirá os representantes brasileiros em três eventos: nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), de 14 a 18 de julho, no Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan (Rússia), de 2 a 9 de agosto; e no 5º Mundial Júnior de Natação, de 1º a 6 de setembro, em Cingapura.

Jornal O Imparcial "É diferente de qualquer pódio que eu já peguei", revela o jovem nadador, nascido em Prudente

Atleta do ECP (Esporte Clube Pinheiros) e patrocinado pela Damha Urbanizadora, Vitor Santos subiu no pódio após nadar a final dos 100 m costas, 55s cravados, e empatar com o companheiro de clube Henrique Handa Machado, com o mesmo tempo. O jovem, que foi revelado no TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente), conta que é uma sensação "incrível", principalmente pelo fato de dividir espaço com grandes nomes do esporte.

"É diferente de qualquer pódio que eu já peguei. Nem sei explicar, acho que não caiu a ficha ainda", enfatiza o nadador, que ficou atrás apenas de Guilherme Augusto Guido, também do Pinheiros, que garantiu o ouro, com 54s56, e Thiago Machado Pereira, do Fiat/Minas, que foi prata e nadou em 54s92.

 

Sonho alto


O prudentino conta que agora espera subir os dois "degraus" restantes para chegar ao ponto mais alto. "Preciso seguir trabalhando e subir até o ponto mais alto", projeta e descarta brigar por chance no Pan de Toronto. "Eu estou procurando não pensar nisso, quero nadar bem e continuar baixando os meus tempos, para no fim do ano, brigar pela vaga nas Olimpíadas", revela sobre a perspectiva de integrar a seleção nos Jogos do Rio, em 2016. Serão três chances para isso: o José Finkel, em agosto, de 17 a 22, que ocorre em São Paulo, o Open do Rio, em dezembro, de 16 a 19, além do Maria Lenk do ano que vem.

Especialista em nado costas, Vitor Santos volta a nadar hoje pelos 50 m livre, porém por uma estratégia do treinador. "Como mudaram o calendário eu iria ficar três dias sem competir, aí o ‘Amen’ me inscreveu para que eu não ficasse parado", conta que o técnico André Amendoim foi muito importante na conquista.

"Depois que eu comecei a treinar com ele, aumentou muito o ritmo. Treinamos forte, para depois ir descansando no fim, quando está perto do campeonato, mas ele não tem dó", brinca o nadador. Na sexta, ele atua pelos 50 m costas e no sábado encerra a participação nos 200 m, também estilo costas.

 

Corinthians/Abdem


Thiago Teixeira Simon, do Corinthians/Abdem, foi ouro nos 200 m peito ao bater em 2min11s79, na tarde de ontem. Prova que ele já havia conquistado vaga no Pan e no Mundial de Esportes Aquáticos, em sua participação no 24º Campeonato Brasileiro Sênior de Natação – Troféu Professor Daltely Guimarães –, em dezembro do ano passado.

Natural de Penápolis (SP), o nadador já atuou pela Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho e se formou em Sistemas de Informação na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Hoje, ele nada os 400 m medley. Já amanhã encara os 100 m peito e encerra a sua trajetória no torneio, na sexta-feira, quando atua pelos 200 m medley.

Também representante de Presidente Prudente, Fernando Ernesto já fez a sua estreia e foi no primeiro dia de competições. Ele caiu nas piscinas cariocas nos 100 m costas e nos 200 m livre, no entanto não conseguiu se classificar para as finais. Ainda no primeiro dia de provas, anteontem, ele integrou o quarteto do clube no revezamento 4x50 m livre, que chegou em quarto, com o tempo de 1min29s35.

Fernando tenta o objetivo de figurar entre os atletas da seleção brasileira em outras duas modalidades. Nos 100 m livre e nos 200 m costas, ambas no sábado. Thiago Teixeira Simon, outro atleta corintiano e tem ligações diretas com a região, também participa do evento, mesmo já tendo índice.
Publicidade

Veja também