Vitor Santos termina em oitavo nos 50 m costas

Esportes - Jean Ramalho

Data 08/07/2014
Horário 08:43
 

Em meio a alguns dos principais competidores do mundo, o nadador prudentino Vitor Nascimento Guaraldo Santos, 18, encarou entre sexta-feira e sábado, em Vichy, o Torneio Aberto da França. A competição contou com a participação de outros 14 atletas da seleção nacional, que atuaram sob a supervisão da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). Os brasileiros saíram do país europeu com oito pódios, sendo que três de ouro, quatro de prata e um de bronze.

Envolvido nas disputas dos 50 e 100 metros costas, o atleta prudentino, que é patrocinado pela Damha Urbanizadora e defende as cores do Pinheiros, chegou a final de ambas as provas. Nos 50 m costas, Vitor Santos fez o quinto melhor tempo nas eliminatórias, com 26s38. Contudo, pela final A, o nadador obteve apenas o oitavo tempo, com a marca de 26s42.

Pelas braçadas dos 100 m costas, Vitor Santos não conseguiu manter o bom desempenho dos 50 m e chegou na final B. Nas eliminatórias, o competidor fez o tempo de 57s57 e terminou na 12ª colocação. Enquanto que, na decisão, o prudentino nadou em 58s00 e ficou na terceira posição da final B, o equivalente ao 11º lugar na classificação geral. Além dos 50 e 100 m costas, o prudentino nadaria também nos 200 m costas no evento francês, porém, por causa da preparação para a 2ª edição dos JOJ (Jogos Olímpicos da Juventude), que ocorre de 16 a 28 de agosto, em Nanquim, na China, o nadador preferiu não competir pela prova.

Para o pai do atleta Luis Augusto Dassan, Guto, mesmo com a ausência de medalhas, Vitor Santos saiu ganhando do campeonato, principalmente pela oportunidade que teve de passar alguns dias ao lado de atletas de renome mundial. "O Vitor aprovou os resultados. Claro que não foram seus melhores tempos, mas ele ainda está em fase de preparação para os Jogos da Juventude, então é natural. O que contou mesmo foi a experiência de estar ao lado de nadadores como César Cielo e Thiago Pereira, além de outros atletas da natação mundial", considera Guto.

 

Experiência importante

Puxados justamente por César Cielo e Thiago Pereira, os brasileiros contabilizaram oito medalhas na competição francesa. Na sexta-feira, Cielo e Nicholas Santos fizeram ouro e prata nos 50 m borboleta, mesmas colocações de João Gomes Júnior e Raphael Rodrigues nos 50 m peito. No mesmo dia, Thiago Pereira assegurou a prata nos 400 m medley, com o tempo de 4min19s44.

No sábado, a delegação brasileira conquistou ainda outras três medalhas. Thiago Pereira venceu os 200 m medley em 1min59s24, enquanto João Gomes Júnior ficou com a prata nos 100 m peito, com 1min00s89, e Cesar Cielo foi bronze nos 50 m livre, com 22s16.

Sem tempo para descanso, Vitor Santos fez na tarde de ontem um trabalho de recuperação, nas piscinas do Pinheiros. Conforme Guto, ainda hoje o nadador retoma sua preparação para os JOJ. O embarque da delegação brasileira está previsto para 5 de agosto, para um período de aclimatação em Macau.

 
Publicidade

Veja também