Vivemos a Quaresma, um período destinado à reflexão!

EDITORIAL -

Data 09/03/2022
Horário 04:15

Considerada uma das principais datas do calendário da Igreja Católica, a Quaresma – iniciada na Quarta-Feira de Cinzas - é o tempo em que os fiéis reservam os 40 dias que procedem à Páscoa para penitência em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto. O período, onde muitos cristãos fazem penitências, jejuns e voto de silêncio, é destinado para a reflexão, para a conversão espiritual. 
É nesta época também, com muitos religiosos mantendo a tradição de não comer carne vermelha na Quaresma - que a venda de peixes aumenta de forma considerável. Em Presidente Prudente, no empório e peixaria Santo Peixe, por exemplo, a procura por pescados aumenta cerca de 40% se comparado a dias normais.
Situação não muito diferente ocorre no Supermercado Avenida, da Avenida Coronel José Soares Marcondes, onde as vendas praticamente triplicam no período. No Supermercado Estrela, da Cohab, por conta da alta nas vendas, é necessário aumentar desde o espaço físico de abastecimento da loja até o mix de pescados ofertados à clientela.
Há cristãos que se abstém da carne vermelha durante toda a Quaresma. Outros, apenas nas quartas e sextas-feiras. Mas é bom pensar no jejum não só na forma de “vou deixar de comer isso ou aquilo outro”, mas também nos pontos da nossa vida que precisamos nos atentar, que podemos melhorar... O que podemos fazer para ser uma pessoa melhor?
Quais são os vícios que eu preciso combater na minha vida? Às vezes, o vício não é o de comer muito, mas pode ser da língua, de falar mal do próximo, de difamar o outro ou até mesmo da falta de caridade, de não ajudar quem precisa.
A Quaresma é um convite para nos voltarmos mais para o Evangelho. Jesus, neste momento, passa ao nosso lado, e espera de nós uma grande mudança.
 

Publicidade

Veja também