Volta às aulas: segurança e aprendizado

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 01/02/2022
Horário 05:15

As aulas estão de volta. E, se ainda não começou, falta bem pouco para isso. Crianças e adolescentes animados para este reencontro com o ambiente escolar. Universitários na expectativa de novas amizades ou de continuarem seus aprendizados. Depois de dois anos “diferentes”, este ano letivo começa com incertezas, mas na esperança de que seja melhor que nos dois últimos. 
As escolas particulares, a maioria delas, retornaram com as aulas ontem. As instituições de ensino superior de Presidente Prudente também se preparam para dar início ao ano letivo de 2022. No dia 7 de fevereiro, Fapepe (Faculdade de Presidente Prudente), Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Toledo Prudente Centro Universitário e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) retomam as atividades em sala de aula. No dia 14, é a vez da Fasol (Faculdade Solidária do Oeste Paulista. A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), por sua vez, começará o ano letivo em 7 de março. As escolas públicas da região de Presidente Prudente se preparam para dar início ao ano letivo de 2022. Nas escolas estaduais, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, cerca de 59 mil estudantes retornam às atividades no dia 2 de fevereiro, quarta-feira. Na maior cidade do oeste paulista, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) anunciou a previsão do retorno presencial das aulas para o dia 7 de fevereiro. Nos dias 2, 3 e 4, os professores e as equipes se reunirão para o planejamento escolar do ano letivo.
É essencial que as medidas protetivas continuem. Os casos estão em uma crescente significativa. Por isso toda atenção é fundamental. E todo cuidado é pouco. Toda atenção é necessária para que tudo seja encaminhado da melhor maneira possível. 
A volta às aulas é um marco na vida do aluno. É um momento novo, cheio de vida, de novas descobertas e conversas. Por isso, é importante que seja algo responsável e de consciência em paz. Vamos fazer o possível para que as aulas sejam as menos impactadas possível com essa pandemia e torcer para que números comecem a cair de uma vez por todas. Unidos somos mais fortes.

Publicidade

Veja também