Voltar à estaca zero? Respire.

REGIÃO - GRAZIELA FERNANDES

Data 14/06/2020
Horário 05:55

Terça-feira, 16 de junho, entra em vigor o Decreto Municipal de Pirapozinho que estabelece as regras para funcionamento dos estabelecimentos essenciais, em virtude do enquadramento dos municípios da região na “Fase Vermelha”, conforme determinação do governo do Estado. Isso não quer dizer que voltamos à estaca zero, de forma alguma. Precisamos ter consciência de que, o fato de a região fechar as portas do comércio e retornar sua quarentena para conter o avanço da Covid-19, significa que temos que repensar nossas atitudes enquanto sociedade. O comportamento da população diante da flexibilização da economia é que precisa ser reavaliado. O número de casos na cidade de Pirapozinho já demonstra que é preciso termos cautela. Caso contrário, vai ser esse vai e volta.

 

Gente nas ruas

É evidente que, nos últimos quinze dias, o que se viu no centro de Pirapozinho, foi muita, mas muita gente nas ruas. No último sábado, trafegar pelas ruas centrais da cidade exigiu muita paciência. Quem pode buscou os estabelecimentos comerciais dos bairros, mercadinhos e mercearias dos bairros Vantini I e II, Vila Marques foram alternativas encontradas para fugir das aglomerações do centro.

 

Valorizar comércio local

É importante nesse momento, com lojas abertas ou não, fortalecermos o comércio local. As lojas continuarão, em sua maioria, com atendimento delivery ou com horário marcado, supermercados e outros estabelecimentos essenciais, já contam com serviço de entrega e e-commerce. Mas se ainda assim, precisar ir pessoalmente, faça uma lista de compras antes para reduzir o tempo dentro dos estabelecimentos, evite aglomerações nas filas de bancos ou de lojas. Atitudes simples que agora, integram nossa rotina, contribuirão para que possamos retomar a economia.

 

Enquanto isso

Representantes dos executivos municipais estarão na capital nesta segunda, 15 de junho, com o objetivo de discutir a possibilidade de revisão dos dados regionais após a flexibilização da quarentena. Liderados pela Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) Cisap (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Alta Paulista) e pela Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), a proposta é apresentar um levantamento de dados local que é diferente do que foi apresentado pelo estado e que, culminou na volta da quarentena.

 

Façamos nossa parte

É fundamental que todos façamos a nossa parte no que tange à prevenção, usar a máscara e álcool em gel. Em casa, higienização das mãos. Grupos de risco, é preciso cautela, se possível fique em casa. Até que nossas autoridades possam garantir uma flexibilização e restabelecimento da nossa rotina. Estamos diante de um mundo novo, muito longe de um novo normal. É novo, é necessário para que possamos seguir em frente.

 

Feriado de Corpus Christi

Mirante do Paranapanema realizou nos dias 11 e 12 de junho, uma barreira sanitária na entrada da cidade. Esta é a segunda vez que a ação realizada com objetivo de barrar a proliferação do novo coronavírus. O ponto mais interessante da ação, foi a realização de testes rápidos para quem chegava de outras cidades, além claro, de orientar sobre as formas de prevenir a doença. Excelente iniciativa de controle da doença no município.

 

Sandovalina distribui kits

Nesta semana, idosos do Centro de Convivência ao Idoso receberam kits de prevenção ao coronavírus. Foram doados frascos com álcool em gel e máscaras para proteção em tempos de pandemia. A iniciativa foi realizada através do Fundo de Solidariedade da cidade.

 

Live pela vida

Nesta segunda, será realizada uma live pela vida e cuidado com as famílias da cidade de Narandiba. Com o tema “Vamos Cuidar uns dos outros”, líderes de diversas entidades religiosas unidos para promover um momento de fé, reflexão e oração, tudo transmitido pela página da prefeitura nas redes sociais.

Publicidade

Veja também