Voluntários realizam “esquenta” para Dia Mundial da Limpeza neste sábado em Prudente

Mutirão de limpeza será promovido em área paralela à linha férrea, nos altos do Jardim Regina; programação oficial tem início em 12 de setembro

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 24/08/2022
Horário 14:28
Foto: Freepik
Mutirão de limpeza contará com apoio de voluntários e equipes da Prudenco
Mutirão de limpeza contará com apoio de voluntários e equipes da Prudenco

Ocorre neste sábado, em Presidente Prudente, um "esquenta" para o Dia Mundial da Limpeza, comemorado anualmente no mês de setembro. A ação, que será realizada das 8h às 12h, consistirá em um mutirão de limpeza com a participação de voluntários e de equipes da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) em área paralela à linha férrea, nos altos do Jardim Regina, mais especificamente na Avenida Itaro Koyanagui, na altura do número 192.

A iniciativa deste sábado também faz alusão ao Dia Internacional do Voluntariado, que é comemorado em 28 de agosto.

De acordo com a Rede Amor e Esperança, responsável pela organização das atividades em Prudente, o World Cleanup Day, ou Dia Mundial da Limpeza, é um movimento que ocorrerá durante o dia 17 de setembro e contará com ações de sustentabilidade e manutenção do meio ambiente.

Com o intuito de limpar o planeta, este ano o movimento une 191 países e tem como meta conscientizar 100% da população para que, em um dia, todos os resíduos tenham destino adequado.

Ainda segundo a entidade, é considerada a maior ação cívica do planeta e Presidente Prudente está entre as 1,2 mil cidades brasileiras que irão participar por meio de ações de conscientização quanto ao descarte correto de resíduos.

Em Prudente, no entanto, as ações não se restringem apenas ao dia 17. Desde o ano passado, a Rede Amor e Esperança promove uma semana de atividades e lives que objetivam conscientizar sobre a mudança de comportamento de parte da população que ainda descarta seus resíduos de forma que prejudica o meio ambiente e, consequentemente, a saúde humana e a de animais.

Além do "esquenta" deste sábado, haverá atividades de 12 a 17 de setembro. Veja a programação completa:

12 de setembro
Abertura da Semana do Dia Mundial da Limpeza

Local: Calçadão da Praça Nove de Julho
Horário: 9h às 13h
Objetivo: Abordagens aos populares para convidá-los a participarem das ações, bem como conscientizá-las quanto aos problemas causados pelo lixo descartado de forma incorreta em relação à saúde humana e à de animais. Participação do artesão Emerson Paiva, que confecciona miniaturas de veículos por meio do reaproveitamento de madeiras, dos biólogos André Gonçalves e Shirley Ferreira e da Secretaria Municipal da Saúde.

13 de setembro
Plantio de mudas no bairro João Domingos Neto

Local: Avenida Maria Menezes de Alcântara (local de encontro: Praça do Wifi)
Horário: 8h às 12h
Objetivo: Plantio de mudas de espécies nativas em toda a extensão do canteiro central da avenida principal do bairro. Ação em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e com participação de alunos da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente.

14 de setembro
Ativismo ambiental na parada festiva em comemoração aos 105 anos de Prudente

Horário: A definir

15 de setembro
Pintura do muro da Escola Érika Portella Rodrigues 

Local: Rua Clóvis Cândido Rodrigues, 99, Jardim Itapuã
Horário: 9h
Objetivo: Ação será realizada em parceria com o artista voluntário Nico, que deixará uma mensagem no muro da escola situado em local estratégico, atingindo toda a população que entra pela cidade por meio da Rodovia Ângelo Rena.

16 de setembro
Mutirão de limpeza do Córrego do Limoeiro

Local: Rodovia Júlio Budiski (SP-501), próximo à ponte do Leite Líder
Horário: 9h às 12h
Objetivo: Ação será realizada com voluntários e Defesa Civil visando retirar resíduos sólidos descartados irregularmente no local.

17 de setembro
Drive-thru da Reciclagem

Local: Recuo do Parque do Povo em frente à TV Fronteira
Horário: 8h às 14h
Objetivo: Recebimento de resíduos sólidos como plástico, papel, papelão, vidro, lixo eletrônico e outros resíduos.

Publicidade

Veja também