Vote consciente!

OPINIÃO - Marcelo Fritschy

Data 29/09/2020
Horário 04:18

Não precisamos voltar muito na história do Brasil para observar que o direito ao voto democrático é uma conquista recente, afinal, nem sempre o voto foi para todos, já que o sufrágio universal estabelecido na Constituição de 1988 ganhou uma enorme importância.
Somente através da urna [eletrônica desde 1996], é possível que o eleitor, representando aqueles que ainda não detém esse direito, exerça a participação no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa. E, por falar em urna eletrônica, sua implantação contribuiu muito para extinguir as longas filas!
A crise econômica dos últimos anos, denúncias de corrupção e a chegada de uma pandemia têm levado a população a uma situação de descrédito em relação à classe política, embora cada vez mais haja um leque de opções ao pleito. 

Agora, candidatos poderão pedir, de fato, seu voto de confiança. Analise, dialogue com sua comunidade e vote consciente

O medo da pandemia é compreensível, já que ainda não acabou, mas aos poucos, estamos voltando à rotina. Além disso, medidas de segurança já foram determinadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, como obrigatoriedade do uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel, distanciamento nas filas, recomendação para que cada eleitor leve sua caneta e até a abdicação da biometria para evitar contato.  
Por entender que, em uma democracia, o voto é a principal arma que o cidadão tem para transformar a realidade do município, a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente) compreende a importância das eleições, pois cada um tem sua parcela de responsabilidade e, caso não exerça seu voto, estará deixando a decisão nas mãos de terceiros.
Foi dada a largada para as campanhas neste domingo. Agora, candidatos poderão pedir, de fato, seu voto de confiança. Analise, dialogue com sua comunidade e vote consciente no dia 15 de novembro. Sua atitude é o que contribuirá para determinar o destino da sua cidade nos próximos anos!

 



 

Publicidade

Veja também