Walter Borracha: “exemplo de dedicação e altruísmo”

Walter Ribeiro Barbosa, ex-vereador de Prudente, faleceu nesta terça-feira, aos 77 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 08/12/2021
Horário 11:55
Foto: Arte: Weverson Nascimento
Walter foi um dos vereadores do cinquentenário da Câmara de Prudente
Walter foi um dos vereadores do cinquentenário da Câmara de Prudente

Faleceu nesta terça-feira, aos 77 anos, o ex-vereador de Presidente Prudente, Walter Ribeiro Barbosa, o Walter Borracha. Ao todo, foram quatro mandatos de 1969 a 1988. Conforme informações da família, o ex-parlamentar foi vítima de infarto agudo do miocárdio.

Walter Ribeiro Barbosa, natural de Martinópolis, nasceu no dia 10 de maio de 1944, e era filho de Joaquim Antônio Ribeiro Barbosa e Maria Cesti Ribeiro Barbosa. Ainda jovem, se elegeu vereador pela primeira vez aos 25 anos para compor a 6ª legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Na tarde de ontem, a 18ª Legislatura da Câmara manifestou pesar aos familiares e amigos pelo falecimento do ex-vereador. Conforme histórico da Casa de Leis, com quatro mandatos no Parlamento prudentino, Walter Borracha exerceu seu primeiro durante a 6ª Legislatura, de 1º de fevereiro de 1969 a 31 de janeiro de 1973. Na ocasião, o prefeito foi Antônio Sandoval Netto e o vice-prefeito Benedicto Aparecido Pereira do Lago. Além de Borracha, a Casa de Leis ainda tinha nomes como Ivan Nogueira, José Alves Sobrinho, Kazuo Maezano, Nelson Leone Porto Alegre, Plínio de Arruda Armelin, entre outros.

Reeleito, Walter Borracha foi um dos vereadores do cinquentenário da Câmara de Presidente Prudente, de 1973 a 1977, durante o mandato do prefeito Walter Lemes Soares e do vice Jerônimo Ruiz Garcia. Durante esta 7ª Legislatura, também foram vereadores nomes como Milton Perina, Newton Alves Martins, Thomé Atalla, Sebastião Martins, Agripino de Oliveira Lima Filho e Feiz Abbud.

Já na terceira vez, de 1977 a 1983, durante a gestão de Paulo Constantino e Benedicto Aparecido Pereira do Lago, Walter Borracha exerceu seu mandato ao lado de nomes como Ubaldo Gomes Corrêa, Jerônimo Ruiz Garcia, João Altino Cremonezi e Luiz Gonzaga dos Santos.

Eleito pela quarta vez para a 9ª Legislatura, de 1983 a 1988, durante a gestão de Virgílio Tiezzi Júnior e Mariano Rodrigues Netto, Walter Borracha também fez parte da Mesa Diretora do 1º Biênio como 1º secretário, quando o presidente da Casa de Leis foi Nivaldo Giácomo Grígolli, o vice-presidente Rufino de Campos e o 2º secretário Djalma Brazil Gurgel do Amaral. A legislatura ainda teve nomes como Flávio Alberto Cezário, Júlio Braga Filho e Tadashi Kuriki, aponta o histórico da Casa de Leis.

 

VIRTUDE

CÍVICA

O irmão, Antônio Alberto Ribeiro Barbosa, diz que Walter era representado pela idoneidade, ética e autenticidade, além ser um elo de convergência para toda família Barbosa. “Exemplo no trabalho, altruísta, perseverante, sempre preocupado com a família, idôneo e de uma virtude cívica imensa”, pontua. “Que tristeza despedir de você, meu companheiro, meu amigo, exemplo para mim e para muitos. Você deixa muita luz a nós todos”, acrescentou.

 

DESPEDIDA

NAS REDES

Nas redes sociais, Elcio Vicente lamentou a morte de Walter Borracha. “Um Amigo de longa data sobejamente conhecido em Presidente Prudente, onde também foi vereador. Deus o acolha em seu reino”.

Marinaldo Muzy Villela Villela também expressou com pesar a partida do ex-parlamentar. “Gente boa e querida. Nossos sentimentos. Descanse em paz”.

Walter Ribeiro Barbosa deixa a esposa Sônia Maria Jorge, e os filhos Émerson e Eduardo. O corpo foi velado na Câmara Municipal de Presidente Prudente, e o sepultamento ocorreu ontem, por volta da 13h, no Cemitério Municipal São João Batista.

 

Foto: Cedida

 

271

Walter Barbosa exerceu quatro mandatos de 1969 a 1988

 

 

 

Foto: Câmara de Presidente Prudente


Vereador se elegeu pela primeira vez aos 25 anos

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também