Websérie sobre violência contra a mulher tem pré-estreia em Prudente

Projeto desenvolvido por estudantes de Jornalismo, "Elas que Lutam" traz relatos reais de vítimas que superaram situações de violação

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 24/11/2020
Horário 13:34
Cedida - Estudantes de Jornalismo desenvolveram peça sob supervisão do professor Roberto Mancuzo
Cedida - Estudantes de Jornalismo desenvolveram peça sob supervisão do professor Roberto Mancuzo

Vivência e superação são algumas das abordagens de "Elas que Lutam", websérie documental que tem pré-estreia marcada para esta quarta-feira, no Teatro César Cava, no Campus 1 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), às 18h30. Na data marcada, comemora-se o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher. A estreia do primeiro episódio ocorrerá no dia seguinte, no canal do YouTube do projeto. 

A pré-estreia irá reunir, de forma limitada, devido às medidas de segurança contra a Covid-19, integrantes da websérie, vítimas, especialistas e familiares das autoras para acompanharem em primeira mão o trabalho. 

O trabalho, de autoria das alunas da Unoeste, Ariane Balbino, Bruna Bonfim, Beatriz Monteiro, Isabela Souza, Helen Gallis e Milena Bispo, foi orientado pelo professor Roberto Mancuzo. A peça, que promete abordar de forma humanizada a violência contra mulher, é resultado de um TCC (trabalho de conclusão de curso) do curso de Comunicação Social/Jornalismo da universidade.

Com cinco episódios, a websérie aborda os cinco tipos de violência, sendo elas, física, psicológica, patrimonial, moral e sexual, por meio da vivência e superação de mulheres que se disponibilizaram a contar suas histórias a fim de encorajar outras mulheres a denunciarem a violência sofrida.

Uma das personagens de “Elas que Lutam”, a assistente social Lucy Lima conta que está feliz em poder ajudar outras vítimas, por meio do seu relato, a se inspirarem e se empoderarem. “Espero que tenha um retorno positivo, que as mulheres possam se identificar em todas as fases de violência e também refletir para que elas tenham atitude em mudar suas histórias”, pondera.

Além delas, o produto audiovisual também contará com a participação de especialistas no assunto, como a delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Denise Akagui Simonato; a advogada e coordenadora regional da Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Paula Fluminhan; e a psicóloga do Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social), Janaina Mazzuchelli Pereira. 

Assista abaixo ao teaser em primeira mão da websérie:

Publicidade

Veja também