WhatsApps clonados

WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

COLUNA - WILLIAM ASAPH YANRAPHEL

Data 24/04/2021
Horário 03:29

Com o crescente número de casos de WhatsApps clonados na região, o delegado João Fernando Pauka Rodrigues alerta sobre os cuidados. "Diariamente, nós recebemos boletins de ocorrência relatando esses crimes. Inicialmente, nós trabalhamos com a prevenção", explica. 

DESCONFIE SEMPRE 
Rodrigues orienta ainda, que é preciso tomar cuidado quando alguém solicita informações por mensagem de texto ou aplicativos de conversa, solicitando confirmação de algumas informações (obtidas por redes sociais) que os criminosos já têm, com o objetivo de captar ainda mais notícias sobre a vítima.

UM CRIME CURIOSO 
Uma moradora de Rancharia, que não quis ser identificada, denunciou a própria irmã, que utilizou os seus dados para receber o auxílio emergencial no seu lugar.

BOLETIM DE OCORRÊNCIA 
O crime foi descoberto quando a vítima acessou as informações no site da Caixa e viu que os seus filhos e até o marido constavam como dependentes na declaração da irmã desde o ano passado. O boletim de ocorrência foi registrado. 

INVESTIMENTO NECESSÁRIO 
De modo a evitar o agravamento do quadro respiratório de doentes internados com Covid-19, o Departamento Municipal de Saúde de Paraguaçu garantiu a compra de 10 capacetes “Elmo” para a Santa Casa de Misericórdia. 

APARELHOS À DISPOSIÇÃO 
Os dispositivos de ventilação não invasiva poderão dispensar a intubação de pacientes em estado grave em UTIS (Unidades de Terapia Intensiva). Quatá também recebeu a doação de seis capacetes. 

AJUSTES NO DECRETO
Em Paraguaçu Paulista, decreto municipal de enfrentamento à Covid-19, proíbe crianças menores de 10 anos em supermercados, bancos e lotéricas. Além disso, os estabelecimentos devem medir a temperatura corporal dos funcionários e clientes na entrada. 

MOMENTO DE ESPERAR 
As equipes da vigilância e fiscalização de Maracaí continuam realizando as rondas e orientações para a prevenção e combate à Covid-19, e informa que, conforme Decreto 62, de 17 de abril de 2021, os parquinhos (playground) e praças públicas continuam isolados, não sendo permitidas as suas utilizações.

VACINÔMETRO LENTO
O município de Paraguaçu Paulista vacinou 5.526 pessoas contra a Covid-19 até o momento. Ou seja, apenas 12% da população. As informações constam no Vacinômetro disponível no site vacinaja.sp.gov.br.

PANORAMA DA REGIÃO 
Nas outras cidades da região também é preciso acelerar. O ranking segue da seguinte forma: Rancharia com 5.806, Quatá 2.660, Lutécia 757 e Borá com 255 doses aplicadas até o fechamento da coluna. 

DENGUE TAMBÉM MATA 
Rancharia, Quatá e Paraguaçu Paulista e Maracaí travam uma verdadeira batalha contra a dengue. Isso porque o número de infectados pelo mosquito cresce a cada dia. Faça a sua parte cuidando do seu quintal! 

CAMPANHA DO AGASALHO 
O Centro Espírita Guilherme Prado atua há 77 anos em Paraguaçu Paulista e está realizando campanha com o objetivo de arrecadar cobertores para o próximo inverno e pretende atender 40 famílias. 

COMBATE À DEPRESSÃO
Foi aprovado o Projeto de Lei de 007/21, de autoria do vereador Ricardo Rio (PL), instituindo a Semana Municipal de Informação, Combate e Prevenção a Depressão.

FINALIDADE DO PROJETO 
Os objetivos são: ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, meios de prevenção e de tratamento; incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes; combater o preconceito que cerca a depressão.

FEIRA FRESQUINHA
Com o relaxamento das medidas contra a Covid-19, as feiras livres voltaram a funcionar. Em Paraguaçu Paulista, você pode prestigiá-las de terça-feira até domingo. Já em Rancharia, a feira da lua acontece quinta-feira, às 19h30. 

Publicidade

Veja também