Workshop teatral será realizado no Matarazzo

Evento gratuito ocorre nos dias 3 e 10 de abril, às 14h; interessados a partir de 14 anos de idade podem participar das atividades

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 31/03/2016
Horário 10:15
Trocar experiências do teatro. Após viajar pelo menos seis vezes à Dinamarca, acompanhando o grupo teatral Odin Teatret - uma das mais renomadas companhias teatrais de todo mundo - , a atriz prudentina, Marylin Clara Nunes, 31 anos, realiza nos dias 3 e 10 de abril uma série de eventos no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Aberto de maneira gratuita ao público a partir dos 14 anos de idade, os workshops e bate-papo estão inclusos em mais uma etapa do Intercâmbio Cultural, promovido pelo Ministério da Cultura, o qual a artista fez parte. A ação inicia às 14h, com o workshop, que segue até às 18h, e em seguida é realizado o bate-papo e as demonstrações.

De acordo com Marylin, durante o período haverá um treinamento para atores e atrizes sobre os princípios e técnicas da atuação cênica, bem como compartilhamento de experiências com o grupo dinamarquês, objeto de estudo de seu mestrado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de São Paulo e que, inclusive, é uma das mais antigas e influentes companhias teatrais do mundo, presente desde 1964.

Além de estudante e atuante na área, Marylin aproveita suas visitas ao exterior para uma análise do teatro brasileiro, especialmente o desempenhado em Prudente. Segundo ela, o principal diferencial dos territórios é a presença pessoal de grandes nomes da cultura teatral. "No Brasil conseguimos apenas as referências em livros, fora daqui temos a oportunidade de conviver com eles", observa. A nível municipal, Marylin reflete que diferente do "pensamento tradicional", as cidades do interior são tão capacitadas quanto os grandes centros para o destaque artístico. "Muitos acham que o sucesso está nas capitais, mais se enganam, aqui temos espaço para o futuro do teatro", cita.

Diante de todas estas referências, a especialista em espetáculos solo e autorais, ou seja, aquele desenvolvido individualmente e com produção própria, pretende compartilhar com cada um dos participantes as maneiras e métodos deste segmento, principalmente em relação à interpretação no palco. "Temos que ser nós mesmos diante de uma platéia, sem nervosismo ou ansiedade", antecipa.

 

A atriz


Nascida em Prudente, desde pequena Marylin já se destacava em apresentações escolares e no reconhecimento familiar. Realizou um curso técnico de teatro pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Prudente e mais tarde formou-se em letras pela Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente). Atuante em diferentes obras, as quais já percorreram distintos estados brasileiros através de turnês, atualmente ela desenvolve um mestrado em artes cênicas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde estuda as atuações do grupo Odin Teatret.

 

O grupo


Como base de seus estudos, o Odin Teatret possui composições artísticas que se mantém há mais de cinco décadas, formado por um elenco de atores de diferentes nacionalidades. O grande diferencial desta companhia é a apresentação independente e inovadora, onde esta se compromete a oferecer conhecimentos e valorizar as diferenças tradicionais do Ocidente e Oriente. O próximo encontro de Marylin com o grupo deve ocorrer em dezembro.

 

SERVIÇO

Participe


Os workshops e o bate papo será realizado no Centro Cultural Matarazzo, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes.

 
Publicidade

Veja também