You've Got a Friend

Persio Isaac

CRÔNICA - Persio Isaac

Data 08/05/2022
Horário 06:09

Muitas vezes, nós até gostamos de uma música, mas muitas vezes não sabemos que por trás desta música existe uma história, ainda mais bonita do que a própria canção.
É o caso de “You´ve Got a Friend”. Em 1970, Carole King era uma compositora nova-iorquina do Brooklyn muito prestigiada há uma década, quando criou clássicos da música pop americana como “The Locomotion” e “Will You Love Me Tomorrow”. No ano anterior, King havia se divorciado de seu parceiro musical, o compositor e músico Gerry Goffin. Ela também havia acabado de lançar o seu primeiro trabalho solo, que foi injustamente mal recebido pelo público e pela crítica.
Acaba conhecendo James Taylor e se apaixona.  Taylor era, até aquele ano, um obscuro cantor/compositor de estilo country, que também tinha fracassado feio com o seu primeiro disco solo. Apesar de ter sido apadrinhado por Paul McCartney, Taylor também estava vivendo o seu inferno particular: não conseguia se livrar do vício da heroína e nem das crises de depressão desde que sua companheira, Suzanne Schnerr, havia cometido suicídio.
Decidido a transformar sua dor em arte, Taylor compôs “Fire and Rain”, que seria o carro-chefe do seu próximo trabalho, “Sweet Baby James". Aqueles eram tempos conturbados. O sonho dos anos 60 estava desabando, a guerra do Vietnam prosseguia e nada do que os jovens haviam idealizado nos últimos anos se mostrava possível de se realizar num futuro distante. Grande parte da juventude americana se sentia perdida, desiludida e abandonada pelos seus ídolos (Os Beatles haviam acabado de acabar, Hendrix & Janis estavam mortos). A tristeza contida em “Fire and Rain” tocou fundo no coração de milhares de jovens e “Sweet Baby James” tornou-se um grande sucesso. Faturou o Grammy de disco do ano e vendeu mais de 10 milhões de cópias.
Taylor e King resolveram ficar juntos e a América torcia por eles, afinal, as afinidades entre os dois pareciam ir além da música e eram o casal que todos gostariam de ver envelhecendo juntos. 
Infelizmente esse sonho de amor perfeito idealizado e desejado pela América chegara ao fim. Por algum motivo, os dois se separaram. A decisão foi de Taylor. Ele até amava Carole, mas entre eles havia a heroína e James Taylor não queria que aquela garota tão legal sofresse com um viciado praticamente destinado a aparecer morto com uma seringa enterrada no braço, como era comum naqueles tempos dos anos dourados. 
Enfim, James Taylor e Carole King, o casal mais badalado da música pop, em 1970, não estavam mais juntos. Ao lerem a notícia na mídia, os fãs ficaram tristes, não tanto quanto Carole, pois ela decidiu também transformar seu sofrimento em arte. 
"Eu amo você e amo tanto, que se você for mesmo mais feliz sem mim, então, tudo bem, pode ir. Mas se por acaso precisar de mim, lembre-se de que você tem uma amiga e não hesite em me procurar. E eu estarei logo ao seu lado". Esse parece ter sido o pensamento de Carole King ao escrever para o amor de sua vida, a clássica canção “You’ve Got a Friend”. Passado o tempo o amor permanece, mas como amigos para sempre. 
Você tem um amigo. 
"Apenas chame o meu nome, e você sabe que onde eu estiver
Eu virei correndo para vê-lo novamente
Inverno, primavera, verão ou outono
Tudo que tem a fazer é chamar
E eu estarei lá
Você tem um amigo
Se o céu acima de ti se tornar negro e cheio de nuvens
E aquele velho vento do norte começar a soprar
Mantenha a cabeça junto a ele e chame o meu nome bem alto
Logo tu me ouvirás batendo a tua porta
Apenas chame o meu nome...”.

Publicidade

Veja também