​​​​​​​15,15% do público-alvo é imunizado contra gripe

Números são referentes aos grupos da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação iniciada em 10 de abril; segunda etapa foi iniciada ontem em todo o país

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 23/04/2019
Horário 07:00
José Reis - Vigilância lembra da importância de todo o público-alvo comparecer para a imunização
José Reis - Vigilância lembra da importância de todo o público-alvo comparecer para a imunização

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação começou no dia 10 de abril, em todo o país, e inicialmente atingiu os grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de seis anos, gestantes e puérperas. Mas o balanço divulgado ontem pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) trouxe um alerta, em vista da baixa adesão, uma vez que 15,15% do público-alvo foi imunizado em âmbito municipal. Das 16.802 pessoas englobadas no início, 2.547 foram vacinadas. Ainda ontem, a segunda fase da campanha também foi iniciada em todo Brasil, mas com abertura ainda para o grupo prioritário. A meta preconizada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é atingir pelo menos 90% do número total.

De forma detalhada, ainda conforme a municipalidade, os grupos prioritários ficam da seguinte forma: na faixa de crianças de seis meses a menores de seis anos foram vacinadas 1.948 das 14.292 que integram a faixa etária em Prudente, o que representa apenas 13,63%; gestantes foram 500 das 2.156, o que contabiliza 23,19%; e no de puérperas, aquelas mulheres que tiveram bebês até 45 dias, foram 99 das 354, o que totaliza 27,97% - melhor desempenho.

De acordo com a supervisora da VEM (Vigilância Municipal Epidemiológica), órgão que acompanha a imunização, a adesão foi baixa. “Tivemos uma baixa cobertura, por isso pedimos que essa população compareça a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para garantir a imunização contra a Influenza, pois ela pode causar uma complicação, como a pneumonia, e levar até a morte”, explica.

E como dito, desde ontem, a campanha foi oficialmente aberta a outros grupos: pessoas com mais de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e povos indígenas. Mas embora isso tenha ocorrido, Elaine volta a ressaltar a importância da participação dos grupos iniciais, que continuam com a possibilidade de receber a vacina. “Há mais de um mês para término da iniciativa, porém pedimos para que todos garantam a dose o quanto antes e não deixem para ir a uma unidade de saúde nos últimos dias, de forma até a evitar possíveis filas”, conclui.

Detalhamento

Como noticiado por esse diário, em Presidente Prudente, conforme a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), a expectativa é de imunizar 54.313 munícipes, que estão divididos entre: 14.292 crianças, 2.156 gestantes, 354 puérperas, 28.570 idosos e outros 8.941 trabalhadores da área da saúde.

É válido lembrar também, como destaca a Secretaria de Saúde do Estado, que o dia 4 de maio ocorrerá o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h, em vista de atingir o público-alvo. A campanha vai até 31 de maio.

Com Secom (Secretaria Municipal de Comunicação)

Saiba mais

Além dos grupos citados, podem garantir a imunização contra a influenza as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, que devem apresentar a prescrição médica; bem como os profissionais das áreas de saúde e educação, sendo necessário apresentar um holerite comprovando a profissão em exercício.

Serviço

Em Prudente, são 28 salas de vacinação espalhadas entre ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Essas estão abertas sempre das 7h30 às 17h, com exceção de sábados e domingos, quando não abrem.

 

Publicidade

Veja também