​CONVOCAÇÃO AOS JOVENS

REGIÃO - JOSÉ VICENTE

Data 18/03/2020
Horário 03:09

​Em conversa com o secretário da Junta do Serviço Militar de Indiana, Eugênio Pinheiro de Carvalho, que desempenha esse trabalho há 37 anos, ele nos informou da necessidade de conscientizar os jovens para a realização do Alistamento Militar. O prazo, que teve início dia 1º de janeiro, prossegue até 30 de junho, para os nascidos em 2002 que completam 18 anos em 2020. Em alguns casos, existe a necessidade de regularização, para aqueles que não se alistaram em tempo hábil, e devem comparecer na Junta do Serviço Militar, das 8h às 12h, de segunda a sexta.

​REQUISITOS PARA ALISTAMENTO

​Para efetuar o alistamento, o jovem deve comparecer à Junta munido dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento, CPF, RG e comprovante de residência. Importante informar também que os jovens nascidos em 2002 podem efetuar o alistamento pela internet, no site www.alistamento.eb.1000.br. O não alistamento no prazo pode acarretar multa e alguns impedimentos, como tirar passaportes, inscrições em universidades e até tirar o título de eleitor.

​​ATIVIDADES SUSPENSAS

​Em virtude do coronavírus, a Prefeitura de Martinópolis suspendeu as atividades dos setores de educação, esportes e assistência social. Assim, os atendimentos estão suspensos temporariamente, cumprindo uma recomendação do governo do Estado, para minimizar o risco de contágio.

​​GINÁSIO DE ESPORTES

​O Ginásio de Esportes Brás Sanches de Martinópolis, que há muito tempo necessitava de uma boa reforma, já está em fase final de uma série de mudanças. Há sete anos que não tinha mais condições de uso, e deve voltar nos próximos dias, totalmente remodelado, com nova pintura, pisos novos, telhado recuperado, e outras melhorias que eram fundamentais para seu funcionamento e, principalmente, oferecendo segurança aos usuários. Uma reinauguração deverá ser anunciada em breve pela municipalidade.

​​OPERAÇÃO SEM DENGUE

​Prossegue a operação Cidade sem Dengue, em Martinópolis, devendo as equipes atuar hoje nas áreas das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) Epaminondas e Grevilha, com aplicação de larvicida. Amanhã, 19, 20 e 21, o trabalho será nas áreas centrais da cidade, e nos dias 23, 24 e 25 nos bairros Hideo Nagai, Campo Belo e Pioneiro. Ainda existe a preocupação das autoridades sanitárias, devido ao alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue na cidade, o que acarretou até na decretação de situação de emergência pelo poder público.

​​DEPUTADO TESTA POSITIVO

​O deputado federal Cezinha de Madureira (PSD-SP) testou positivo para o novo coronavírus. A notícia foi confirmada pelo parlamentar à “CNN Brasil”. Ocorre que o deputado esteve em Martinópolis nos dias 13 e 14 e manteve contato com dezenas de pessoas. O parlamentar recebeu atendimento em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, e agora permanece em sua casa em isolamento. Devido à confirmação da contaminação do deputado, o Departamento de Saúde de Martinópolis, baseado nas orientações do Ministério da Saúde, orienta a todos que  tiveram contato com o parlamentar, que fiquem em isolamento domiciliar por 14 dias, o que significa que deve ficar até mesmo sem contato com pessoas da família, e tomando todas os cuidados contra a doença. Em caso de apresentar sintomas, como tosse seca, falta de ar e cansaço, procurar uma unidade de saúde. 

​FLÁVIO ALBERTO CEZÁRIO

​Fiquei muito feliz com a reportagem sobre o professor Flávio Alberto Cezário. Há muitos anos que não nos vemos, mas posso dizer que foi, sem dúvida, a primeira boa influência para que eu tomasse gosto pela leitura. Além de muitos trabalhos ministrados pelo professor Flávio, ele tinha um jeito especial de fazer com que seus alunos lessem bastante. Daí meus primeiros passos para a redação e hoje estou aqui, escrevendo minha modesta coluna. O professor Flávio Alberto Cezário lecionou português e inglês, no então Ginásio Estadual de Indiana, que na época ainda funcionava no prédio onde hoje está a Prefeitura. Na mesma época, a mestra Dorothy Lourdes Cezário, também excelente educadora, nos transmitia muitos conhecimentos sobre literatura. Sempre brincava comigo ao falar do poeta Gil Vicente. Foram nossos queridos mestres ainda noivos e posteriormente casados. Saudades!

EM TEMPO

​Parabéns a todos os indianenses pelos 72 anos de emancipação político administrativa, completados ontem. Nos bons tempos a comemoração era bem mais intensa, com desfiles, gincanas, competições esportivas. Ontem, em pleno aniversário, a cidade estava vazia, sem nenhuma atividade. Muito triste! 

Veja também