Covid-19: número de suspeitas volta a subir

Quantidade chegou próxima de ficar abaixo de 100, com o retorno mais ágil nos resultados dos exames, mas agora são 181

REGIÃO - THIAGO MORELLO - Da Redação

Data 20/05/2020
Horário 02:58
 Reprodução - Região de Prudente aguarda 181 resultados de exames Foto: Reprodução - Região de Prudente aguarda 181 resultados de exames

A região de Presidente Prudente chegou a ter mais de 300 casos suspeitos de Covid-19, no início da pandemia. Resultado da demora em obter os resultados dos exames realizados, na época, o número de investigações foi se acumulando. Nos últimos tempos, com maior agilidade, o retorno tem sido mais efetivo e, por isso, os casos negativos e positivos têm chegado. Com isso, as suspeitas começaram a diminuir, ficando quase abaixo de 100. Mas, nas últimas semanas, a quantidade de suspeitas voltou a subir, chegando a 181 no último boletim epidemiológico.

Em um dos destaques está a cidade de Pirapozinho. O munícipio investiga hoje 48 pessoas, cujas amostras foram coletadas e agora aguardam os resultados. O número é mais expressivo até mesmo que Presidente Prudente, que tem 29, e é a maior cidade da região.

E por falar em região, que é composta por 53 municípios, destes, 33 deles somam o número de casos suspeitos. Vale lembrar que, além do IAL (Instituto Adolfo Lutz), na capital paulista, agora a rede particular também é autorizada a atestar os casos negativos e positivos, sem precisar de contraprova da rede pública, como antes.

13 NOVOS

CASOS

E ainda ontem, 13 novos casos da doença foram registrados na região, que agora contabiliza 384. Dracena, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau informaram mais um registro positivo cada, enquanto em Tupi Paulista foram mais dois.

Na capital do oeste paulista, Prudente, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) recebeu mais 13 diagnósticos, sendo 10 negativos e mais três positivos. Com isso, a cidade contabiliza 99 confirmações da doença. “Os casos desta terça foram confirmados em dois homens, sendo um de 40 anos, cujos sintomas respiratórios iniciaram em 25 de abril, e outro de 50 anos, com início dos sintomas no dia 9 deste mês, bem como em uma mulher, de 48 anos, que apresentou sintomas no dia 11 deste mês. Os três seguem em isolamento social”, completa.

Já em Pacaembu, os casos quase dobraram: foram de cinco para nove registros. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a confirmação, após resultados de exames do IAL de Marília, de quatro registros positivos. “Os pacientes positivados são profissionais de segurança, com idades entre 33 e 60 anos, moram e trabalham no município. Deles, três permanecem em isolamento domiciliar em tratamento e um está internado na santa casa de Adamantina”, detalha.

Na região, são 1.099 exames que deram negativos para Covid-19, isto é, foram descartados. Trinta e cinco mortes também já foram computadas e 186 pacientes se curaram.

CASOS DE COVID-19 NA REGIÃO

MUNICÍPIO

Casos confirmados

Mortes confirmadas

ADAMANTINA                                                                                                   

29

2

ALFREDO MARCONDES              

1

0

ÁLVARES MACHADO                  

5

0

ANHUMAS                                              

2

0

CAIABU                          

1

1

DRACENA                      

27

2

EMILIANÓPOLIS             

4

0

FLÓRIDA PAULISTA                                                    

2

0

IEPÊ                         

1

1

INDIANA                      

8

0

INÚBIA PAULISTA       

1

0

IRAPURU                  

8

1

JUNQUEIRÓPOLIS       

23

1

LUCÉLIA                 

25

5

MARTINÓPOLIS   

6

1

NOVA GUATAPORANGA

5

0

OSVALDO CRUZ

2

0

PACAEMBU            

9

1

PANORAMA                

3

1

PIQUEROBI             

7

0

PIRAPOZINHO     

7

0

PRACINHA                 

1

0

PRESIDENTE BERNARDES 

5

0

PRESIDENTE EPITÁCIO     

6

1

PRESIDENTE PRUDENTE  

99

8

PRESIDENTE VENCESLAU 

33

8

RANCHARIA                 

5

1

REGENTE FEIJÓ

8

0

RIBEIRÃO DOS ÍNDIOS  

1

0

ROSANA                  

4

0

SAGRES                  

1

0

SANTO ANASTÁCIO

2

1

SANTO EXPEDITO   

1

0

SÃO JOÃO DO PAU D'ALHO  

1

0

TARABAI              

3

0

TEODORO SAMPAIO

4

0

TUPI PAULISTA     

34

0

TOTAL

384

35

Fonte: Municípios

 

 

Foto:

 

 

 

Veja também