Por praticar atos de maus-tratos a animal doméstico, um rapaz, de 20 anos, morador do Jardim Panorâmico, em Álvares Machado, foi preso em flagrante pela Polícia Militar Ambiental, nesta quinta-feira. Em atendimento a uma denúncia, patrulheiros se dirijam à residência do envolvido, onde encontraram, na área da frente do imóvel, um cachorro da raça pit bull, desnutrido, com escore corporal abaixo do padrão, apático, infestado de parasitas, como pulgas e carrapatos, e em local insalubre, com grande quantidade de fezes e urina. Pelo mesmo crime, ele ainda foi autuado em R$ 3 mil.
“Foi realizado contato com o morador, que ficou ciente da denúncia, e autorizou a entrada das equipes para realizar a vistoria ambiental, sendo constatada a situação de maus-tratos. Questionado, o envolvido informou que adotou o animal há cerca de 90 dias e que não tinha condições financeiras de levá-lo até um médico veterinário para os cuidados pertinentes”, expõe o policiamento ambiental.
Segundo a corporação, no momento da chegada dos policiais, o cão estava comendo ração. O rapaz então teria informado que o alimento estaria sendo fornecido ao animal por vizinhos.
Providências adotadas
Diante do constatado, a Polícia Ambiental deu voz de prisão ao envolvido, que foi conduzido até a Delegacia da Polícia Civil. No local, o delegado de plantão ratificou a medida e, após ser ouvido, o jovem ficou preso à disposição da Justiça.
“Por parte do policiamento ambiental, foi lavrado em desfavor do envolvido um auto de infração ambiental no valor de R$ 3 mil por praticar maus-tratos a animal doméstico, conforme artigo 29 da Resolução Sima [Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente] 05/21”, frisa o órgão.
Quanto ao cachorro, este foi apreendido e encaminhado ao Recanto Bicho Feliz, de Martinópolis, onde recebeu os primeiros cuidados de médico veterinário. “Assim que se recuperar e estiver em condições, o animal será destinado para adoção responsável”, finaliza a corporação.