Defensoria Pública de Prudente realiza 129.955 atendimentos entre 2014 e 2025 

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/01/2026
Horário 04:00

 

Nesta sexta-feira, Defensoria Pública do Estado de São Paulo celebra 20 anos de atuação, consolidando-se como referência nacional em acesso à Justiça

DA REDAÇÃO

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo celebra 20 anos de atuação nesta sexta-feira (9), consolidando-se como referência nacional em acesso à Justiça. A unidade de Presidente Prudente realizou, entre 2014 e 2025, um total de 129.955 atendimentos. No período, a unidade prudentina apresentou um crescimento no número de atendimentos. Em 2014, foram registrados dois atendimentos, enquanto em 2025 o total é de 13.732. O ano de maior atendimento foi 2019, com 15.584 registros. Estes dados reforçam o crescimento contínuo e a importância da unidade para o atendimento regional, destacando a eficiência e a expansão dos serviços ao longo dos anos. 
A defensora pública-geral, Luciana Jordão, destaca o papel fundamental da instituição na promoção da Justiça e na garantia de direitos. “Ao completar 20 anos, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo reafirma seu papel essencial na garantia de direitos e no acesso à Justiça para milhões de pessoas. Ao longo dessa trajetória, a instituição se fortaleceu ao estar onde a população mais precisa — e, cada vez mais, com o apoio da tecnologia para ampliar atendimentos, reduzir distâncias e tornar a Justiça mais próxima, humana e eficiente”, afirma. 
Atualmente, a instituição conta com 80 unidades distribuídas em 51 municípios em todo o Estado, ampliando o atendimento jurídico para populações vulneráveis fora da capital. O número de defensores públicos também se multiplicou, chegando ao patamar atual de 848 e mais de 1,1 mil servidores nas mais diversas áreas, equipe de estagiárias/os e funcionários terceirizados. Nesta sexta-feira (9) serão nomeados 103 servidores do 1º Concurso de Ingresso na Carreira de Analista de Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

INTERIOR 
DO ESTADO
A interiorização da Defensoria também foi fundamental para garantir que o acesso à Justiça chegasse a todas as regiões do Estado, não apenas à capital. A presença da instituição no interior paulista representa um compromisso com a democratização do acesso aos direitos, levando atendimento jurídico gratuito e de qualidade a milhares de pessoas que, de outra forma, estariam desassistidas. Cada nova unidade inaugurada em cidades do interior reforça o papel da Defensoria como instrumento de transformação social e de promoção da cidadania. 
Em 2025, a Defensoria paulista realizou mais de 673 mil atendimentos no interior do Estado. Em 2014, foram registrados 41,6 mil atendimentos. 

INTELIGÊNCIA
ARTIFICIAL
Para comemorar o aniversário, a Defensoria paulista realizou uma série de inovações, modernizando seus serviços com a implantação de duas ferramentas que utilizam inteligência artificial para ampliar a eficiência do atendimento ao público e o suporte às equipes internas: a nova assistente virtual Júlia e o sistema interno Defensor.IA. Em 2025, foram inaugurados novos órgãos que passam a atuar de forma estratégicas em diferentes frentes, são eles: Observatório das Comunidades, Nova coordenação para o Atendimento PopRua, na capital, e o Comitê para a padronização de atendimento a mulheres vítimas de violência. 
Em continuidade às celebrações, será lançado o mutirão "Dá Pra Resolver" com atendimentos itinerantes fora das Unidades da Defensoria, sempre aos sábados, mediante inscrição, além da oferta de palestras e atividades de educação em direitos alinhadas a uma temática anual. O projeto passa a integrar de forma permanente o calendário institucional da Defensoria, com temática renovada a cada ano, ampliando progressivamente seu alcance e impacto social. O primeiro mutirão será realizado na capital paulista, em 7 de fevereiro, em local ainda a ser anunciado. Ao longo do ano, serão realizados 11 mutirões, contemplando a capital e diferentes municípios da Região Metropolitana, do Litoral e do Interior do Estado. 

Foto: Reprodução/Site Defensoria Pública

Unidade de Prudente realizou, entre 2014 e 2025, um total de 129.955 atendimentos

Publicidade

Veja também