A Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) realizou nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Anhumas, um manifesto cobrando mais recursos e agilidade na liberação de verbas por parte do governo do Estado de São Paulo.
Segundo o presidente da Unipontal e prefeito de Euclides da Cunha Paulista, Nenê Lopes (Republicanos), o encontro contou com a presença de representantes de 16 prefeituras e de 10 Câmaras de cidades da região, além da participação dos deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e do deputado federal Fernando Marangoni (União). “O encontro foi positivo, pois atingiu o objetivo principal, que era fazer um alerta ao governo do Estado de São Paulo, sobre as necessidades dos municípios. Ficou claro que a região precisa urgente da mão do Estado e que não pode depender apenas de emendas”.
Ainda de acordo com o presidente da entidade, durante a reunião, foram apresentados números que demonstraram a disparidade nos repasses financeiros entre o oeste paulista e outras regiões do Estado. “Nós estabelecemos uma pré-agenda, que vai ser confirmada na próxima semana, para nos reunirmos com a Defesa Civil no dia 27 de janeiro e, neste dia, o governador também estará presente para receber os prefeitos. Cada muncípio deverá apresentar uma prioridade para análise e atendimento”.
Como noticiado por este diário, sobre as reivindicações da entidade, o governo do Estado de São Paulo informou que, desde o início da atual gestão, a Secretaria de Governo e Relações Institucionais firmou 137 convênios com as cidades que integram a Unipontal e liberou R$ 129,82 milhões para investimentos, independentemente do ano em que as parcerias foram assinadas. “Considerando os convênios da gestão anterior, o número de contratos ativos com Prefeituras do Pontal do Paranapanema passa para 332. Isso demonstra na prática que o apoio aos municípios é uma das prioridades do Governo do Estado, que mantém contato permanente e trabalha em sintonia com prefeitos de todas as regiões paulistas”.
A Unipontal é uma associação que reúne prefeituras do oeste paulista para defender interesses comuns, promover o desenvolvimento regional e fortalecer a solidariedade dos municípios do Pontal do Paranapanema, com o objetivo de buscar soluções e melhorias para a população local.
Foto: Cedida

Presidente da Unipontal, Nenê Lopes (em pé): “Ficou claro que a região precisa urgente da mão do Estado e não pode depender apenas de emendas”
Leia mais
Em manifesto, Unipontal cobra do Estado mais investimentos à região