A Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema) realiza nesta sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Anhumas, a partir das 10h, um manifesto cobrando mais recursos e agilidade na liberação de verbas por parte do governo do Estado de São Paulo. Segundo o presidente da entidade e prefeito de Euclides da Cunha Paulista, Domingos Mente Lopes, Nenê Lopes (Republicanos), a ideia do manifesto surgiu do descontentamento de alguns prefeitos. “O manifesto foi motivado pela insatisfação de alguns prefeitos que me procuraram em virtude do aperto financeiro para fechar as contas. As prefeituras estão ficando com cobranças, baixa arrecadação e poder de investimento quase nulo”.
Em nota, o governo do Estado de São Paulo informou que, desde o início da atual gestão, a Secretaria de Governo e Relações Institucionais firmou 137 convênios com as cidades que integram a Unipontal e liberou R$ 129,82 milhões para investimentos, independentemente do ano em que as parcerias foram assinadas. “Considerando os convênios da gestão anterior, o número de contratos ativos com Prefeituras do Pontal do Paranapanema passa para 332. Isso demonstra na prática que o apoio aos municípios é uma das prioridades do Governo do Estado, que mantém contato permanente e trabalha em sintonia com prefeitos de todas as regiões paulistas”.
O objetivo dessa reunião, de acordo com o presidente da Unipontal, é apresentar números para provar que a região do oeste paulista precisa de mais investimentos por parte do governo do Estado. “Queremos deixar claro que esse movimento é para buscar mais recursos e agilidade na liberação dos convênios. O foco do governador [Tarcísio de Freitas – Rep] é para grandes obras e, consequentemente, isso reduz o investimento nas pequenas cidades, pois é um caixa só”.
Nenê Lopes ressalta que a intenção é o diálogo entre os prefeitos, com a presença de deputados e lideranças regionais para definir uma estratégia que melhor satisfaça a todas as cidades. “O objetivo principal é sair com uma data, ainda em janeiro, para se reunir com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e apresentar as demandas de cada cidade da Unipontal. Vamos solicitar um prazo para atender as prioridades, pois este ano é curto, pois podemos assinar convênios somente até o dia 7 de abril por causa das eleições”.
Estarão presentes, segundo informou o presidente da entidade, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), o deputado federal Fernando Marangoni (União) e o ex-secretário estadual de Agricultura, Guilherme Piai.
Nenê Lopes ressalta que esse ato é para alertar o governador que os municípios do oeste paulista precisam de ajuda imediatamente. “Se tirar um pouco dos recursos aplicados em grandes obras, com certeza, vai sobrar para investir no oeste paulista. Além disso, somos uma região muito distante da capital e por isso temos dificuldades na arrecadação municipal. Por isso existe essa dependência muito grande da mão do Estado e também do governo federal. Esperamos que o governador seja sensível com os nossos pedidos e priorize as cidades pequenas. E o primeiro passo é solicitar essa agenda em São Paulo para ele receber os prefeitos”.
Ainda de acordo com o presidente da Unipontal, todos os prefeitos das 34 cidades que integram a entidade foram convidados a participar dessa manifestação. “Como presidente tenho a obrigação de convidar todos os municípios. Não sei quantos vão aparecer, mas acredito que entre 20 e 25 cidades estarão representadas. Num primeiro encontro, no final de dezembro, foram dez prefeitos”, afirma.
Foto: Cedida

Nenê Lopes, prefeito de Euclides da Cunha Paulista e presidente da Unipontal