"Desiludido", Marcos Tadeu deixa a Prefeitura

Há dois anos atuando na administração municipal, o jornalista, que já fora assessor de imprensa e secretário de Comunicação de outras gestões, acredita que a

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 05/02/2020
Horário 06:38
Arquivo - Marcos Tadeu ocupava o cargo de chefe de gabinete
Arquivo - Marcos Tadeu ocupava o cargo de chefe de gabinete

O chefe de gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, jornalista Marcos Tadeu Cavalcante Pereira, que desde 2002 é figura comum na esfera política, seja como assessor de imprensa ou secretário de Comunicação da municipalidade, pediu ao prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) exoneração de sua função. Os motivos, ele explica, relaciona-se ao cansaço e à sua desilusão com a política.

Marcos Tadeu insiste que sua saída é amistosa, e para isso reitera que o prefeito é um homem honesto, mas não esconde seu descontentamento com o modelo de gestão disseminado em todo o país. “O que eu tinha que fazer, eu fiz, e o que eu gostaria de fazer, não tem como ser feito”, comentou. “Esse modelo de gestão vem de alguns anos e mandatos, é um modelo enxuto, com utilização do funcionalismo público efetivo. O déficit necessita de medidas rigorosas, mas não deixam o governo trabalhar”, explica.

O chefe de gabinete, de saída, crê que o governo corta os gastos, mas não ataca o problema. Segundo ele, há 30 anos, os municípios arcavam com 30% dos serviços públicos, hoje a porcentagem atinge os 60%, número incompatível com as receitas das cidades. Ele acredita que falta em Presidente Prudente o que chama de justiça fiscal, como exemplo, explica que cidadãos de bairros periféricos pagam mais tributos, a exemplo do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que moradores de condomínios fechados.

A situação econômica do município e o modelo de gestão, ele enfatiza, o impediram de realizar planos como o de simplificar o acesso de Prudente ao desenvolvimento, facilitar os investimentos de empresas na cidade e a melhora da zeladoria, os serviços do dia a dia da cidade. “São questões que exigem coragem e determinação, precisa enfrentar os vícios”.

Marcos Tadeu, que afirma gostar da vida pública, acredita que a mudança deste sistema não virá do âmbito político, mas sim das bases. Segundo ele, nos cargos públicos existem muitas pessoas trabalhadoras e honestas, no entanto, ele ressalta, “uma grande parte ocupa o cargo por vaidade e não para o bem da cidade”.

Ele deixa o cargo assim que o novo chefe de gabinete for nomeado, afirma ainda “que gostaria de sair hoje [ontem] mesmo”. Marcos Tadeu irá dedicar-se a atividades que desenvolve, como as agropecuárias, e descarta qualquer retorno ao governo após os dois anos de serviços prestados.

GRATIDÃO PELOS

RELEVANTES SERVIÇOS

Em nota, a Prefeitura de Prudente informa que Marcos Tadeu solicitou exoneração do cargo alegando motivos pessoais. “O pedido foi acatado pelo prefeito Nelson Bugalho, que manifesta sua gratidão pelos relevantes serviços prestados à administração pública nos cargos em que ocupou - secretário de Relações Institucionais, secretário de Comunicação e chefe de gabinete”, salienta.

Conforme o prefeito, o novo responsável pela chefia de gabinete será divulgado até segunda-feira. 

Publicidade

Veja também