Encontro no CPI discute relação entre Polícia Militar e a imprensa

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 17/05/2019
Horário 06:00
Polícia Militar - Encontro de representantes reuniu cinco núcleos militares que atuam na área do CPI-8
Polícia Militar - Encontro de representantes reuniu cinco núcleos militares que atuam na área do CPI-8

Ocorreu ontem, na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente, uma reunião técnica para discutir a relação entre a Polícia Militar do Estado de São e a imprensa. Além de integração entre as equipes, o encontro buscou o aperfeiçoamento no atendimento à imprensa regional e comunidade, por meio da troca de ideias entre comandantes e auxiliares do setor. O evento contou com a presença de policiais militares que atuam no setor de comunicação social na área de abrangência do comando. O Imparcial era o único veículo presente.

Durante a reunião, o coronel PM Adilson Luís Franco Nassaro explicou como funciona o trabalho de relação com os veículos de comunicação, e frisou a importância que estes têm para divulgar as ações da Polícia Militar, em específico, aos atendimentos prestados pelos batalhões regionais. Na ocasião, o coronel abordou a questão do endomarketing (conjunto de estratégias e ações de marketing institucional) voltado para a PM. Segundo a autoridade, é necessário que os atendimentos prestados cheguem à comunidade, o que resulta no conhecimento positivo do trabalho desenvolvido. “Isso é feito por meio da boa comunicação [entre a instituição e veículos da imprensa]”, salienta Franco.

O trabalho com a imprensa é diário. A todo o momento, os veículos recebem informações em tempo real sobre o que ocorre nos 67 municípios coordenados pelo comando. Dentre os meios utilizados estão as redes sociais, como o WhatsApp, Facebook, Instagram e Blogspot. Para o capitão PM Luiz Edson de Souza, chefe do setor de Comunicação Social do CPI-8, a notícia precisa chegar de forma rápida e precisa “Esta é nossa primeira preocupação, de que seja divulgada nas redes da melhor forma possível”, considera. Para isso, há profissionais capacitados dentro da Polícia Militar que efetuam o serviço.

Trabalho em equipe

Segundo informado pelo capitão, os policiais são indicados ou se propõem a participar dos cursos de especializações. A capacitação pode durar até três meses, quando são designados a integrarem o sistema de comunicação, distribuídos em cinco núcleos regionais. O 18º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior), com sede em Prudente, o 25º batalhão, sediado em Dracena, 32º batalhão, em Assis, 42º batalhão, em Presidente Venceslau e, por fim o 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), também em Prudente.

“Essa aproximação com a imprensa é justamente a de colaboração, porque esse relacionamento é importante para levar ao conhecimento da sociedade o que nós temos feito”, frisa a capitão PM Kheylla Campos, do batalhão de Dracena. Conforme a policial, a aproximação também resulta no entendimento, por parte do cidadão, sobre como a corporação exerce as funções. “Nosso trabalho é ajudar a comunidade, apreendendo drogas, infratores da lei e levando a informação”.

 

Publicidade

Veja também