"EXOTISMOS": EM MARÇO, NO MATARAZZO

Considerada autodidata, a prudentina Rubia Viegas  transmite alegria em seu trabalho por meio das produções inspiradas na natureza e no imaginário infantil

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/02/2020
Horário 06:25
Amanda Albuquerque: Rubia é nascida em Santos e mora em Prudente há mais de 40 anos
Amanda Albuquerque: Rubia é nascida em Santos e mora em Prudente há mais de 40 anos

O Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente, receberá o trabalho da artista prudentina Rubia Viegas, entre os dias 3 de março a 5 de abril A exposição “Exotismos”. A artista descreve o tema como “percepções invulgares emanadas da inquietude afetiva”, projetadas nas mais de 20 obras que estarão à disposição para apreciação do público. A abertura oficial será a partir das 19h, com coquetel oferecido por Luciana Buffet e música de Laerte Lima e Giovanni Farias.

Essa é a segunda vez que a artista irá expor no espaço. A primeira vez foi em março de 2019, com o tema “Traquinices”. A exposição é gratuita, com horário para visitação entre 8h30 às 22h de segunda a sábado e das 10h às 22h aos domingos.

Sobre a artista

Rubia é nascida em Santos e mora em Presidente Prudente há mais de 40 anos. Seu desenvolvimento artístico se deu de forma natural. Considerada autodidata, realizou apenas um curso breve de aquarela e estudou vida e obras de vários artistas por iniciativa própria.

A maioria de suas produções são feitas com aquarela e nanquim sobre tela. Segundo a artista, o “rabisco” sempre esteve na sua vida. Rubia começou a criar no papel, com giz de cera, giz pastel e carvão. Depois, foi para a tinta acrílica e óleo.

“Decidi ampliar meus horizontes. Assumi a tela em busca de satisfazer minhas necessidades de expressão. Sou espaçosa. Então, misturei as técnicas: cheguei na aquarela e nanquim sobre a tela. É como me expresso”, explica a artista.

Rubia possui como inspirações a natureza como soberana - principalmente o elemento que mais a emociona, o mar - e o imaginário infantil.  “Essas telas aquarelam meu coração, divertem minha mente. Imagens representativas dos pequenos brincantes dentro de mim”, afirma Rubia.

Para o artista plástico e professor universitário laureado em Estética pela Universidade de Pisa, Roberto Bertoncini, Rubia trabalha com o mais difícil e sagrado dos temas da pintura: o arrebatamento pela alegria, não a alegria fútil das paisagens bucólicas e nem a alegria forçada de situações picarescas; e sim, a alegria que cria o movimento e o futuro.

Exposições 

A primeira exposição de Rubia aconteceu em setembro de 2018, quando a artista realizou um Vernissage para tornar seu trabalho público. Desde então, foram realizadas cinco exposições. “Tenho alegria e prazer imenso de dividir esses registros gráficos tão intimistas com as pessoas e diverti-las seja pela estética ou pela emoção. Que cada tela propicie um momento sutil, talvez fugaz de sonhos e paz”, finaliza.

Para 2020, além do Matarazzo, Rubia tem confirmada outra exposição para novembro, no Quintana Gastronomia, em Curitiba.

Serviço 
Exposição “Exotismos”, no Centro Cultural Matarazzo, entre 3 de março a 5 de abril. Horário de visitação: 8h30 às 22h, entre segunda à sábado, e das 10h às 22h aos domingos. Você pode acompanhar o trabalho de Rubia pelo instagram - @rubiaviegas.art – e também pelo portfólio online: https://rubiaviegas.pb.gallery/

Fotos: Amanda Albuquerque


Artista não trabalha com croqui, afirmando que a tela é próprio esboço


"Espículas" é uma das telas que estarão expostas no Matarazzo

 

 

 

Publicidade

Veja também