“MPB Dança” é valorizada em evento em Prudente

Grupos têm até 13 de maio para se inscreverem para a iniciativa; apresentações ocorrem no dia 16 de junho, às 19h30 no Teatro do Centro Cultural Matarazzo

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 08/05/2019
Horário 10:00

O MPB Dança, iniciativa da Secult (Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente), retorna sua edição em 2019. O evento é uma mostra sem caráter competitivo, que objetiva oportunizar, difundir e incentivar a dança por meio da criação coreográfica e expressiva. O objetivo do projeto é valorizar as iniciativas de investigação, promover a formação de plateia, bem como o intercâmbio cultural entre os grupos, companhias e escolas de dança. Podem participar grupos, escolas e companhias de dança de todo o território nacional, com integrantes acima de 11 anos. As inscrições vão até o dia 13 de maio. O evento ocorrerá em 16 de junho, às 19h30, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa – Centro Cultural Matarazzo.

Segundo o assessor da Secult Denilson Biguete, o projeto é tradicional da Secretaria de Cultura e já passou por varias fases e adequações e, neste ano, está com um novo regulamento que permite com que os criadores tenham uma livre escolha do que irão coreografar. De acordo com ele, trata-se de um evento que permite criações inéditas, que de alguma forma permitem com que os bailarinos, coreógrafos e estudantes de dança, pesquisem também sobre o estilo musical; além de permitir que essas produções sejam feitas através da MPB, logo, uma forma de diálogo da música dentro da dança. “Quem gosta de música de qualidade vem para ouvir e, automaticamente, acessa a linguagem da dança. A mistura dessas duas linguagens é sempre muito potente dentro da criação artística”, explica.

 

Inscrições

Nesta edição do “MPB Dança”, os interessados poderão participar das modalidades: Ballet Clássico; Ballet de Repertório, Dança Contemporânea com abertura para dança teatro; Estilo Livre; Jazz; Danças Urbanas e Dança de Salão. Poderão se organizar em solos, duos, trios ou conjuntos. Nas disposições do regulamento, as coreografias deverão ter o tempo máximo de 5 minutos e não serão aceitas trocas ou substituições. Cada grupo poderá inscrever até duas coreografias e cada bailarino poderá participar apenas em uma apresentação, não sendo permitido repetir a participação em outra coreografia do grupo.

Somente serão aceitas coreografias inspiradas em canções clássicas da música popular brasileira, cantadas ou instrumentais, compostas e interpretadas por compositores brasileiros da bossa nova até os mais atuais considerados, “Nova MPB”. Juntamente com a inscrição, deverá ser enviada a música de cada coreografia.

No dia da apresentação, o grupo terá o tempo de um minuto antes e após a apresentação para a montagem e desmontagem do palco. Não serão permitidos cenários fixos, efeitos de maquinarias e nenhum recurso cênico que implique ou que possa prejudicar a apresentação de grupos subsequentes.

Serviço

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio da “Ficha de Inscrição” disponível no site www.culturapp.com.br, até o dia 13 de maio. Depois de preenchida, a mesma deverá ser enviada por e-mail para o endereço: difusão@cultura.com.br, com a identificação do assunto: Inscrição MPB Dança.

 

Publicidade

Veja também