16 cidades da região seguem sem confirmações de Covid-19

Desta forma, das 53 cidades que compõem a 10ª RA do Estado, 30% delas seguem sem casos positivos da doença

REGIÃO - THIAGO MORELLO

Data 19/05/2020
Horário 04:00
Prefeitura de Narandiba - Em Narandiba, munícipes são incentivados a usar EPIs, como máscaras
Prefeitura de Narandiba - Em Narandiba, munícipes são incentivados a usar EPIs, como máscaras

Desde que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado na região, em Dracena, os números começaram a subir e a quantidade de municípios infectados também. Hoje, quase três meses após a evolução da doença no país, das 53 cidades que compõem a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado, cuja sede é Presidente Prudente, 16 delas seguem sem confirmar casos positivos, ou seja, 30% do total. Em algumas já houve situações suspeitas, outras até seguem com investigação, mas na contagem de confirmações, ainda é zero.

Dentre os municípios, a reportagem conversou com alguns locais para entender como eles avaliam a situação. Em Narandiba, por exemplo, o chefe do Executivo, Itamar dos Santos Silva (PSDB), entende que o cenário é resultado de dois fatores: o distanciamento de grandes centros com pico da doença, no Estado ou região, e as ações adotadas para conter o contágio. Ele frisa que tem persistido com os moradores sobre o uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), como máscaras, e o cumprimento do isolamento social. “Isto, juntamente ao fato de estarmos longe de grandes centros, nos ajuda a manter o cenário como está”, completa.

Por outro lado, Itamar conta à reportagem que há uma pressão do comércio para a reabertura, mesmo que gradual. “É algo que os prefeitos não têm autonomia para mudar. Mas a gente entende que a cada prorrogação dificulta mais as coisas. Muitos só têm essa renda. Mas é uma situação que todos estão passando e temos que enfrentar”, lamenta o chefe do Executivo.

Já em Santa Mercedes, a Secretaria Municipal de Saúde reforça, inclusive nas redes sociais, o que foi dito pelo prefeito de Narandiba. Por lá, a pasta orienta sobre o uso de máscara, como decretado pelo Executivo; a orientação de transitar entre municípios vizinhos o menos possível; ter “bom senso” ao utilizar o comércio e evitar a formação de aglomerações; e, claro, higienizar-se adequadamente.

Isso, conforme o município, tem auxiliado para que a quantidade de casos de Covid-19 não tenha saído do zero. A municipalidade já descartou quatro possíveis registros da doença.

SAIBA MAIS

As cidades que ainda não registraram confirmações de Covid-19 são: Caiuá, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Marabá Paulista, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Monte Castelo, Nantes, Narandiba, Ouro Verde, Pauliceia, Salmourão, Sandovalina, Santa Mercedes e Taciba.

Publicidade

Veja também