22,4 mil empresas abertas

Do total, 1.146 delas abriram as portas no 1º semestre deste ano; em 2018, aberturas somaram 1.141

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/09/2019
Horário 09:01
Paulo Miguel: Projeto da Prefeitura permitiu a desburocratização para abertura de empresas
Paulo Miguel: Projeto da Prefeitura permitiu a desburocratização para abertura de empresas

Com seus 102 anos, Presidente Prudente conta com 22.456 empresas registradas junto à Prefeitura, sendo que 1.146 delas abriram as portas no primeiro semestre deste ano, conforme dados disponibilizados pela administração pública. Se comparados com os números do mesmo período do ano anterior, a quantia representa um leve aumento, já que em 2018, no primeiro semestre, foram 1.141 empresas abertas.

De acordo com o secretário municipal de Finanças, José Nivaldo Luchetti, ao analisar os dados, Prudente tem um mercado de trabalho e uma economia de comércio e serviços, já que “nunca foi uma cidade industrializada”, o que revela, proporcionalmente, uma quantidade baixa de indústrias no município. Para ele, de qualquer forma, os prudentinos souberam aproveitar a tendência e o “forte” do comércio e serviços, e começaram a apostar nestes segmentos.

 

PROGRAMA DE 2018

JUSTIFICA ABERTURAS

Este diário já noticiou que por meio do Decreto 29.269/2018, o prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), lançou o ProDAC (Programa de Desburocratização no Atendimento aos Contribuinte), o que, segundo a Prefeitura, veio para agilizar a abertura de empresas na cidade. As modificações previstas no decreto, conforme a administração, visam a estabelecer uma nova forma de relação entre o poder público e os contribuintes, com regras mais específicas e práticas. “Nossa missão é retirar todos os entraves que dificultam aquele que quer investir em Prudente”, exemplificou o prefeito.

Principais modificações implementadas pelo ProDAC

- expansão do procedimento de Alvará Provisório por 180 dias para todas as primeiras aberturas não enquadradas como risco.

- criação de sistema online para acompanhamento online dos prazos e status do processo de abertura da empresa.

- criação de um manual de procedimentos internos para unificar as orientações

- criação de consulta cadastral online1

- abolida a exigência de quitação de débitos de cadastros anteriores quando da solicitação de nova inscrição municipal em que figure os mesmos sócios

Fonte: Prefeitura

 

5 distritos industriais

Boa parte da movimentação econômica de Presidente Prudente vem dos distritos industriais espalhados pelo município. De acordo com a Prefeitura, o Distrito Industrial Antônio Crepaldi, por exemplo, está situado às margens da Rodovia Raposo Tavares, próximo ao quilômetro 562, e conta com 692.793 m² (metros quadrados) em 75 lotes, todos ocupados. O mesmo ocorre com o Distrito Industrial Belmiro Maganini, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, que conta com 86.518 m² distribuídos em 94 lotes.

Já o Distrito Industrial Antônio Onofre Gerbasi, no Brasil Novo, também já tem todos os 100 lotes ocupados, sendo que sua extensão é de 74.977 m². O Núcleo Empresarial Ernesto Coquemala Sobrinho, por sua vez, fica próximo à Cidade da Criança, conta com 17 lotes no total, mas sem ocupação, em uma área de 85.680 m². “No momento, o espaço está em processo para licitação”. O último deles, o Distrito Industrial Achiles Ligabo, fica nas margens da Rodovia Ângelo Rena, conta com 124.557 m² e possui 78 lotes, sendo que, segundo a Prefeitura, 29 estão licitados e já entregues, 33 seguem em processo de licitação aguardando o resultado dos vencedores, e outros 16 em processo inicial de licitação.

 

Publicidade

Veja também