Abacaxi: fruta tropical!

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 07/03/2018
Horário 11:28

O abacaxi é uma fruta tropical refrescante, muito apreciada no mundo todo nas versões in natura e até mesmo em produtos industrializados. Os maiores benefícios do abacaxi podem ser experimentados na versão in natura, sem adição de açúcar.

É uma ótima opção de sobremesa nos dias quentes, podendo ainda ser usado para fazer sucos, saladas de frutas, doces, geleias, em combinação com pratos salgados e até mesmo assado, para acompanhar aquele famoso churrasco.

É rico em água, ajudando a hidratar o corpo, em vitaminas, sais minerais e fibras, essenciais para a promoção da saúde.

Aproveite a estação e faça a festa com o abacaxi, fruta tipicamente tropical e que combina com os mais diversos alimentos.

 

Gelado de Abacaxi com Coco

Ingredientes: 1 abacaxi grande, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 100 g de coco ralado em flocos, 500 ml de sorvete de creme, 1 envelope (12 g) de gelatina sem sabor.

Preparo: Corte o abacaxi no sentido do comprimento, procurando preservar a rama. Retire a polpa com cuidado para não furar a casca e, corte em pedacinhos. Escorra o abacaxi, coloque-o numa panela com açúcar e leve ao fogo até formar um doce. Deixe esfriar. Hidrate a gelatina com ½ xícara (chá) de água. Leve ao banho-maria até dissolver e despeje no doce junto com metade do coco ralado em flocos.

Montagem: Coloque na batedeira o sorvete de creme, o doce gelatinado e bata bem. Recheie as cascas de abacaxi ou coloque em uma taça. Leve ao congelador por 3 horas. Ao servir, cubra com o restante do coco ralado.

 

Amendoim: saboroso e nutritivo

Jornal O Imparcial

Muito utilizado em receitas tradicionais da culinária brasileira, o amendoim é a semente de uma leguminosa originária da América do Sul.

Com composição nutricional semelhante a das castanhas, avelãs e macadâmia, o amendoim apresenta poucos carboidratos, alto conteúdo de lipídeos e proteínas e moderado teor de fibras. Na composição lipídica, o amendoim é composto especialmente por ácidos graxos do mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva e no abacate – considerada importante para a saúde cardiovascular.

Em valores nutricionais, uma porção de 100 g de amendoim fornece cerca de 570 calorias.

Ele também é fonte de vitamina E, ácido fólico, niacina, riboflavina, minerais como cobre, zinco, fósforo, potássio, magnésio, selênio e ferro, além de fibras solúveis e insolúveis e compostos fenólicos, que conferem propriedades antioxidantes ao alimento.

O consumo recomendado é variável de acordo com as necessidades nutricionais de cada indivíduo. A maioria dos estudos trabalha com consumo regular de 30 g de três a cinco vezes por semana.

Além de proporcionarem maior saciedade devido ao alto conteúdo de lipídeos, proteínas e triptofano, as oleaginosas são saborosas e auxiliam na função cognitiva pela presença de vitaminas e minerais. As contraindicações são inerentes à intolerância ou alergia ao amendoim.

 

nutrição

Como reduzir a gordura dos alimentos?

Para reduzir o consumo total de gordura, precisamos examinar as fontes desse nutriente em nossa alimentação. Ao invés de tentar eliminar algum alimento em particular, existem inúmeras mudanças que podem ser feitas para reduzir o consumo total de gordura, entre elas:

• Controlar o tamanho das porções de carne, que devem ter quando cruas, o peso aproximado de 100 a 120 g;

• Grelhar, fazer ensopados e assar no forno sem gordura;

• Substituir queijos com alto teor de gordura (amarelos) por queijos com baixo teor de gordura como a ricota, queijo de Minas, etc.

• Usar nos lanches ricota, requeijão ou margarina, de preferência light;

• Cozinhar legumes no vapor, no microondas ou assar envoltos em papel alumínio apenas untados com óleo ou margarina;

• Retirar a gordura de sopas e carnes de forno;

• Usar suco de limão ou vinagre em saladas;

• Reduzir o consumo de chocolates e sobremesas à base de chocolate;

• Diminuir lanches e petiscos com alto teor de gorduras: batatinhas fritas, frango empanado, coxinhas, etc.

• Acostumar-se a ler os rótulos para verificar o teor de gordura dos alimentos.

Publicidade

Veja também