Ações em benefício do próximo estimulam respeito e cidadania

EDITORIAL -

Data 21/06/2019
Horário 05:20

Anualmente, este periódico reserva uma parte do seu espaço para noticiar uma ação solidária mais do que especial. Conforme noticiado na edição de ontem, durante dois meses, os alunos da Escola Municipal Professora Maria do Socorro Brito de Almeida, em Presidente Prudente, promoveram a arrecadação de peças para a Campanha do Agasalho, que foram destinadas na quarta-feira ao Fundo Social de Solidariedade do município. No total, a mobilização de 25 alunos do 5º ano resultou na coleta de 630 peças, angariadas dentro da unidade escolar e junto à comunidade.

Neste ano, a entrega dos vestuários mudou de lugar, já que antes ocorria no posto policial da Cecap, agora desativado após uma reestruturação interna da Polícia Militar. A alteração no roteiro, no entanto, não impactou a tradição, desta vez realizada no próprio ambiente escolar. E, certamente, este é um dos principais locais para a promoção desse tipo de atitude, considerando que é o primeiro passo para estimular o espírito de cidadania em cada estudante e permitir que este o carregue consigo para o resto da vida.

Ao incentivar que os alunos se unam para angariar peças de roupas que farão a diferença na vida de outras pessoas, a escola auxilia-os a abrir os olhos para outras realidades que não aquelas vividas por eles. Desta forma, as crianças passam a entender a importância do respeito e solidariedade ao próximo e de oferecer melhor qualidade de vida para aqueles que mais necessitam.

O papel formativo da escola, nesse contexto, não pode ser ignorado. Certamente, esse tipo de educação e conscientização contribuirá para a construção de uma sociedade mais empática em relação aos problemas de ordem social. Numa situação como essa abordada pelo jornal, sempre que o inverno chegar, as pessoas se lembrarão de passar para frente aqueles agasalhos que não usam mais e ainda estão em bom estado de conservação, cooperando para aquecer não só os corpos dos que precisam, como também os corações de toda a humanidade.  

Publicidade

Veja também