Alistamento Militar disponível na internet

Prazo segue até 30 de junho; por conta do momento em que o atendimento presencial da Junta está restrito a expediente interno, serviço on-line é opção para os jovens que fazem 18 anos em 2020

REGIÃO - OSLAINE SILVA

Data 02/05/2020
Horário 09:20
 Arquivo: Ao prestar o Serviço Militar, muitos jovens pegam gosto e estudam para seguir carreira
 Arquivo: Ao prestar o Serviço Militar, muitos jovens pegam gosto e estudam para seguir carreira

Atenção rapazes que nasceram no ano de 2002, que completaram ou completarão 18 anos, mesmo com a pandemia de casos do Covid-19, o prazo para o alistamento militar obrigatório que iniciou em primeiro dia de janeiro de 2020 segue até 30 de junho. Por conta do momento em que o atendimento presencial da Junta Militar está restrito a expediente interno, procedimento deve ser realizado on-line pelo site: www.alistamento.eb.mil.br.

De acordo com o delegado da 20ª Delegacia do Serviço Militar, Vicente Majela de Souza, 51 anos, o serviço é o mesmo para as 28 Juntas de SMO (Serviço Obrigatório Militar) da região. Acrescenta ainda que, normalmente no primeiro semestre o número de alistados é maior. Mas, pode ser realizado durante todo o ano, tendo que pagar uma multa se fora do prazo.

Àqueles que não cumprem as responsabilidades militares esbarram em “n” situações. Um exemplo é quando vai procurar um emprego. Se o empregador seguir à risca o que determina a lei, ele deve exigir o documento militar para verificar a situação do indivíduo; para ingressar na faculdade, em cargos públicos, tirar passaportes para viajar para o exterior são alguns exemplos.

“A importância deste processo é que é obrigatório. Ele até pode se esquivar, deixar para depois, porém, mais a frente ele precisará disso. E é um momento do jovem demonstrar seu patriotismo, seu valor perante a sociedade”, expõe o delegado.

 

TEREI QUE SERVIR OU

SEREI DISPENSADO?

Segundo o delegado Vicente, muitos jovens e até suas famílias acreditam que alistou vai ter que servir e na verdade na prática é justamente o contrário. É muito mais fácil o cidadão ser dispensado do que servir porque o quantitativo de alistados é muito grande, digamos que em torno de mil, por exemplo, para um pequeno percentual que irá servir, com cerca de 100.

Após alistar, o jovem vai ter a informação do seu seguimento ou não no Serviço Militar, em meados de julho quando recebe uma notificação por e-mail. Por isso é importante que este dado seja de um endereço que ele acesse constantemente e não de terceiros.

Após isso é feita uma seleção geral. Nos últimos dois anos ocorreu em agosto, no caso de Prudente, no TG (Tiro de Guerra) pelo próprio tenente e por uma equipe com médicos, instrutores que vem de São Paulo onde o jovem passará por uma série de atividades, entrevistas até chegar a dispensa ou seguimento no serviço por um ano. “Muitos jovens pegam gosto e acabam por seguir uma carreira militar que depende de cursos e concursos”, salienta o delegado.

DOCUMENTAÇÃO
Tenha em mãos a documentação básica como certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Conforme o Ministério da defesa para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico). Lembrando que caso o jovem não tenha CPF ele não consegue realizar o alistamento pela internet, então deverá aguardar até junho para comparecer à junta caso tenha normalizado os serviços por conta neste instante do isolamento social.

 

 

JSM (JUNTAS DE SERVIÇO MILITAR) REGIÃO

JSM       CIDADE

003          Alfredo Marcondes

006          Álvares Machado

011          Anhumas

030          Caiabu

031          Caiuá

045          Estrela do Norte

070          Indiana

089          Marabá Paulista

094          Martinópolis

098          Mirante do Paranapanema

103          Narandiba

126          Piquerobi

128          Pirapozinho

138          Presidente Bernardes

139          Presidente Epitácio

140          Presidente Prudente

141          Presidente Venceslau

147          Regente Feijó

157          Sandovalina

164          Santo Anastácio

165          Santo Expedito

173          Taciba

175          Tarabai

176          Teodoro Sampaio

192          Euclides da Cunha

193          Rosana

196          Emilianópolis

205          Ribeirão dos Índios

 

Serviço

Jovens podem fazer o seu alistamento até 30 junho pela internet pelo site: www.alistamento.eb.mil.br. Se até a data a situação da pandemia já tiver controlada o serviço pode ser realizado na junta presencialmente.


 

Publicidade

Veja também