José Reis - Sede do Atendimento Móvel de Emergência fica na Avenida Coronel Marcondes, 2.135

Foto: José Reis - Sede do Atendimento Móvel de Emergência fica na Avenida Coronel Marcondes, 2.135

EMERGÊNCIA

Atendimento do Same é prestado por 40 profissionais em Prudente

  • 26/04/2019 06:00
  • GABRIEL BUOSI - Da Reportagem Local

Ocorreu na manhã de ontem, em Presidente Prudente, a entrega oficial de ampliação do Same (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), serviço que atende aos chamados realizados por meio do número 192. O local, que conta com mais de 40 profissionais, agora dispõe de estrutura ampliada e adequada à prestação de serviço, como a presença de um alojamento. “Melhorando a condição de trabalho, melhoramos, consequentemente, o atendimento ofertado aos prudentinos”, expõe o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto.

Conforme a Prefeitura, as obras foram executadas com recursos próprios da administração, sendo que a empreitada é dada como importante para garantir a qualidade dos serviços prestados à população, com a presença de profissionais como: técnicos de enfermagem, que acompanham todos os atendimentos, motoristas socorristas, policiais militares e bombeiros, bem como enfermeiros e supervisão.

“Além do quadro de funcionários, são seis viaturas novas, climatizadas, equipadas com o que há de mais moderno para o atendimento de diversas ocorrências clínicas”, informa a Prefeitura. Quatro dos veículos atendem ao perímetro urbano da cidade e as outras duas foram destinadas exclusivamente para os distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão.

“Esse é um departamento da Secretaria da Saúde que funciona 24 horas pode dia, o que faz com que tenhamos funcionários aqui a todo o momento no local. Com a melhora na estrutura, que antes era inadequada, trouxemos maior quantidade de banheiros, a central de controle das ambulâncias e, com isso, teremos um serviço adequado para o porte da cidade”, afirma o secretário. Além disso, ele salienta que houve uma integração no sistema que gerencia os chamados dos números 192 e 193, de forma que duas ambulâncias não sejam direcionadas para um mesmo atendimento, o que deve otimizar o tempo das equipes.

Segundo a Prefeitura, em 2018 foram 18 mil atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Emergência, como transferências das UPAs (Unidades de Prontos-Atendimentos), crises respiratórias e paradas cardíacas. Não há expectativa de aumento nos números, já que a ampliação feita foi na estrutura do espaço e não em quantidade de equipes.

ServiçoO Serviço de Atendimento Móvel de Emergência fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.135, Vila Euclides. Via telefone ele pode ser acionado via 192.