Atividade física é fundamental para uma quarentena saudável

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 19/05/2020
Horário 04:39

Em dias de quarentena e pandemia, quando muitos estão em casa, é essencial que, além da mente, as pessoas cuidem do corpo físico. Mesmo com algumas limitações de espaço e lugares para fazer o exercício, dentro de casa pode ser uma ótima opção. O que não pode – e não deve – é ficar parado.

Então, se você prefere não ir para algum lugar caminhar e se exercitar por conta da pandemia, “se mexa” no espaço que você tem na sua residência. Se reinvente. Mas, não deixe o sedentarismo te pegar.

Às vezes, para alguns, estar de quarentena é sinônimo de dias ociosos. Mas, esse tempo de “parada forçada” pode ser transformado em dias de diversão, atividades físicas, de novos conhecimentos e até de novas amizades. A prática constante de atividades físicas resulta na melhora da qualidade de vida e condicionamento físico do praticante, bem como de sua saúde mental. Algo de importância significativa.

Sua casa pode ser a sede de lazer, cultura e entretenimento durante os dias de quarentena. E, pode ser um espaço que enaltece a saúde. E ainda, de quebra, dar um exemplo para as crianças e se divertir junto delas. Que tal correr, fazer os agachamentos, circuitos e todos juntos brincarem e se exercitarem?

Ou ainda, assistir a lives de profissionais que demonstram exercícios ou então, ensinam passinhos daquelas músicas do momento. É possível se exercitar e se divertir ao mesmo tempo.

Ter este tempo para se divertir e fazer exercício físico, ainda quando criança, provoca no pequeno a vontade e o entusiasmo por continuar a prática. Está aí, como é fundamental os pais incentivarem, pois é algo que a criança pode levar para toda a vida. E todos sabem de como faz bem ter uma vida ativa, regrada e completada por atividade física.

Em breve pesquisa é possível encontrar o valor da atividade física para qualquer pessoa. Os principais benefícios da atividade física para o seu humano são: melhora na postura corporal, os músculos ficam com melhor tônus, combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura, aumento da produtividade, menor propensão às doenças cardíacas, combate o estresse e a indisposição, maior disposição para as tarefas cotidianas, melhora na elasticidade e flexibilidade do corpo, da autoestima, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, fortalece o sistema imunológico, redução do colesterol, dentre outros.

Se exercite e proporcione isso a uma criança. Sua saúde agradece! A do pequeno também!

Publicidade

Veja também