Barco na travessia

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 21/04/2020
Horário 06:28

Era possível imaginar Nova York e São Paulo vazios de carros e de gente? Escolas e universidades sem estudantes em pleno ano letivo? Sistema de saúde em colapso em países ricos? O invisível menor que o micro coronavírus quebrou prepotências, desmascarou tendências orientadas pelos individualismos, egoísmos e mostrou que ninguém é melhor que ninguém e nenhum povo pode ser feliz sozinho. Os delírios de ser mais importante ou de onipotência são ilusões capazes de levar a desastres na convivência humana, piores que o coronavírus.

O invisível nos dá aula silenciosa, ensinando que pouco podemos sem união, sem empatia, e mostra que o bem maior é o amor, entretanto não recluso somente aos nossos entes queridos, mas que extrapole. A sociedade é um organismo, assim, se uma pessoa saudável tiver um único órgão comprometido, será levada a óbito. Uma analogia com a sociedade faz sentido, concorda, leitor? Já houve previsão de que se os paulistanos não colaborarem ficando em casa, a partir de maio, haverá na capital do nosso Estado mais doentes que número de hospitais que possam suportar, daí serão escolhidos os que devam viver e os que devam morrer. A gente vê assim, que este mundo todo poderoso e vaidoso com suas conquistas científicas e tecnológicas, caiu de joelhos.

Mas temos também boas notícias, leitor: 1. Piquerobi, minha terra natal, muito me orgulha com o projeto de corte de salários do Legislativo e Executivo. Um exemplo para todo o Estado de São Paulo e esperamos que seja seguido por Prudente: Alô vereadores! Ações assim e não ficar amarrado no próprio umbigo deverão servir de exemplo. Colabore aí, senhor prefeito de Piquerobi, e parabéns vereadores, autores do projeto. 2. Sinal de esperança nasce em Prudente: Patrícia Ferreira Lopes de Tarabai, a primeira paciente do HR com a confirmação do coronavírus, recebeu alta. Os médicos e profissionais da saúde da nossa cidade, frente a esta batalha arriscada – nossos cumprimentos e respeito. Nesta travessia, aprendemos que há valores que não podem ser dispensados, caso contrário, o nosso frágil barco corre risco de navegar à deriva de tempestades, ou naufragar.

 

 

Publicidade

Veja também