Bô Takahashi é o 6º brasileiro a chegar a Major

No último fim de semana, Arizona Diamondbacks, time ao qual o jogador pertence, anunciou no Twitter a promoção à equipe principal do clube; estreia ocorreu domingo

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 20/08/2019
Horário 05:01
Arquivo - Rodrigo Takahashi, conhecido como Bô, teve a chance de já estrear na equipe principal nos dois últimos jogos
Arquivo - Rodrigo Takahashi, conhecido como Bô, teve a chance de já estrear na equipe principal nos dois últimos jogos

Às 15h07 (horário de Brasília), 18 de agosto de 2019, domingo. Pra alguns, essa pode ser apenas uma simples informação temporal. Mas foi nesse momento, que o sonho do jogador de beisebol prudentino, Rodrigo Takahashi, o Bô, se tornou público. Arremessador pelo Arizona Diamondbacks, ele foi anunciado e confirmado no Twitter oficial da equipe como o próximo nome a chegar ao time principal do clube. A marca fez com que ele se tornasse também o primeiro nascido brasileiro a vestir tal uniforme do D-backs e o sexto brasileiro a chegar à MLB (Major League Baseball).

No Twitter, o Arizona Diamondbacks deixou a seguinte mensagem: “The first Brazilian-born player to don the #Dbacks uniform and the 6th to reach the Majors, @botakahashi has made it to The Show! #RattleOn”. Na tradução, a mensagem confirma que ele é o primeiro jogador nascido brasileiro a vestir o uniforme oficial do D-backs e o sexto a entrar para a Major.

“Ele me ligou às 2h da manhã no domingo, lá de Jackson [cidade localizada no estado norte-americano de Tennessee, no Condado de Madison], me comunicando: ‘Pai, eu fui chamado para fazer parte da equipe principal do Arizona. Conversamos bem pouco’”. Sendo o primeiro a receber as boas novas, foi dessa forma que ocorreu e dessa maneira que a emoção tomou conta, como detalha Mario Kaneki, pai do jogador e técnico de beisebol da Acae (Associação Cultural, Agrícola e Esportiva).

Aliás, essa referência familiar é também de onde vem boa parte da influência, para não dizer toda. “O Rodrigo sempre foi muito determinado e esforçado. A gente viu isso desde pequeno. Aos 5 anos de idade, ele já começou a relação com o esporte, de forma natural também. Eu tive o prazer de conseguir repassar para ele tudo o que aprendi”, conta Kaneki. E com isso, ele inclui pelo menos a parte fundamental, pensando no desenvolvimento da técnica, psicológico, corpo, enfim.

O que faz com que todo o mérito seja do jogador, pela forma que sempre batalhou para chegar até lá. Isso também é reforçado pelo pai de Bô, que destaca o fato dele ser sempre “focado e ter treinando muito” para esse momento. “Ele sempre me dizia: ‘Pai, para os EUA [Estados Unidos da América] eu vou até de graça’. Então eu falava pra ele que o esforço é o que vale. E para mim, vê-lo crescendo, ver como hoje ele está bem e jogando firme pelo Arizona Diamondbacks, é muita emoção”, felicita.

No domingo mesmo, Rodrigo teve a chance de já estrear na equipe principal, uma vez que o D-backs enfrentou o San Francisco Giants, mas não jogou. Ontem, a chance também poderia ocorrer, em partida contra o Colorado Rockies. O confrontou iniciou por volta das 20h, no Estado de Colorado, e transmitido ao vivo no Brasil por volta das 22h40, por conta do fuso horário.

Campanha

Segundo o site The Playoffs, o arremessador destro fazia parte do time de Double-A dos D-backs, o Jackson Generals, e não tem sequer experiência de Triple-A, o que chama a atenção. “Takahashi tem 22 anos e está no sistema dos D-backs desde 2014, sempre tratado com um bom valor dentro da organização durante sua carreira nas ligas menores. Na temporada no Double-A, o brasileiro fez 21 partidas, todas como arremessador titular, porém, a princípio, ele deve fazer parte do bullpen em Arizona”, completa. Bullpen é o termo para designar os arremessadores não titulares.

Major League Baseball

A MLB, a nível Brasil, é o principal programa de beisebol amador. Todos os anos, a academia seleciona os 12 melhores jogadores do país para serem patrocinados e participar de treinamentos, com a chance de melhorarem seu desempenho e se tornarem atletas profissionais.

Desde 2011, ano em que o projeto teve início, seis talentos brasileiros foram revelados, no entanto, Bô nem chegou a participar do acompanhamento no Brasil, que ocorre no CT (Centro de Treinamento) de Ibiúna (SP). Ele foi chamado para ir direto para os EUA, como narra o pai dele.

Antes dele, Yan Gomes, André Rienzo, Paulo Orlando, Luiz Gohara e Thyago Vieira tiveram essa experiência, e apenas Gomes está atualmente jogando, pelo Washington Nationals, como informado pelo The Playoffs.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também