Carateca de Prudente é campeão em Guayaquil

Atleta da equipe da Semepp/SAS/Projeto Aquarela conquistou o título de Campeão Pan-Americano, na categoria de shiai kumite (luta) sub 14, 55 quilos

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 31/08/2019
Horário 06:28
Cedida/Xandão - Guilherme fez bonito em Guayaquil e aguarda resultado do ranking para o Mundial
Cedida/Xandão - Guilherme fez bonito em Guayaquil e aguarda resultado do ranking para o Mundial

O carateca prudentino Guilherme Soares, atleta da equipe de caratê da Semepp/SAS/Projeto Aquarela conquistou o título de Campeão Pan-Americano de Caratê, na categoria de shiai kumite (luta) sub 14, 55 kg (quilos), em Guayaquil, no Equador.

Se antes da conquista a expectativa do técnico Alexandre Serra, Xando, já era de otimismo quanto à participação do seu aluno, agora, então, com sua vitória o aproximando do Mundial da categoria o sentimento é de comemoração.

Em êxtase, Xandão diz estar “muito feliz”, porque é um campeonato continental “superdifícil”, com atletas de todas as Américas (Central, do Sul e do Norte) competindo. E é o primeiro ano de Guilherme, que já começou em 2019 na categoria especial, ganhou a seletiva, foi para o Sul-americano, talvez por conta do entusiasmo, do encantamento ficou em terceiro lugar. Mas, foi campeão brasileiro.

“Ele está vindo numa ascensão muito boa, é um menino muito centrado, vem de uma família humilde, aluno do Projeto Aquarela, treina na Semepp [Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente]”, conta o técnico. “A gente fica sempre na expectativa, porque ele está começando, ainda não tem aquela experiência, mas uma característica muito importante do Guilherme é a calma. Ele é muito tranquilo, não fica nervoso fácil e com isso ele consegue controlar uma luta muito bem. Estou muito contente com o resultado dele!”, exclama.

Xandão segue aguardando o resultado e agora na torcida para que o jovem consiga a vaga para o Mundial em Santiago, no Chile, em outubro. “Temos que esperar o ranking pra ver aonde ele vai ficar, porque tem outro lutador que vem de uma sequência de vitórias. Acho que ele consegue a vaga, mas temos que aguardar este resultado”, diz, confiante.

Guilherme nem vai descansar muito, pois já está com a agenda cheia de competições nacionais. No domingo, dia 8, ele já tem o Circuito Três Lagoas (MS), depois compete no Torneio de Campeões, em São Paulo, no último sábado de setembro. E na semana seguinte, a primeira de outubro, as finais do brasileiro em Uberlândia (MG), do dia 7 a 13. Fora isso tem ainda as competições estaduais e torneios da região.

O técnico de Guilherme agradece a todos como a comissão técnica da seleção brasileira, seus amigos técnicos Carlos Magno, Ticiano Lacerda e Ricardo Aguiar, à Prefeitura e ao Projeto Aquarela pelo apoio à modalidade e o esporte prudentino. Aos pais e amigos que “sempre estão estendendo a mão”. “Muito obrigado a todos por confiar no nosso trabalho. E que venham as finais do brasileiro em Uberlândia”, agradece Xandão.

Publicidade

Veja também