Casa engraçada

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 27/02/2019
Horário 05:25

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão. Ninguém podia dormir na rede, porque na casa não tinha parede”, Chico Buarque e Vinicius de Moraes. Quando se fala em desenvolvimento a palavra chave que surge é educação, um começo justo para todos é uma chance justa para a vida de todos. Mário Quintana poetizou: “Democracia é dar a cada um o mesmo ponto de partida, o ponto de chegada depende de cada um”. E o ponto de partida, senhor prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) está na educação fundamental, em mãos do município.

No governo anterior, como secretária da educação, a professora Ondina Barbosa Gerbasi, foi aplicado na escola mais carente e mais desmantelada de Presidente Prudente, a Odete Duarte da Costa, desafiador plano piloto. Em dois anos o resultado do plano maravilhou a todos com boa  aprendizagem, com a formação de valores humanos, e até com a transformação da comunidade.  Na atual gestão do atual prefeito foi prometido que em outra escola entre as mais carentes ocorreria trabalho similar, que fora louvável. Mas não aconteceu. Por que não incentivar e possibilitar que diretor, supervisor , professores trabalharem para fazer a diferença e aplicar resultados em outras escolas?

Contrariamente ao que o governador João Doria (PSDB) afirma, São Paulo, a maior economia do Brasil, está longe de reconquistar a liderança na área da educação. A última avaliação do MEC (Ministério da Educação) mostra que Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, entre outros Estados, têm deixado São Paulo na rabeira. E, no geral, o desempenho da educação do Brasil está catastrófica.

Que falta de esperança representantes do povo oferecem aos cidadãos. Que falta de fé retribuem aos que depositaram com confiança seus votos! De acordo com economistas, elevar a produtividade encontra-se na esfera educacional. Crescer economicamente encontra-se na esfera educacional. Formar cidadãos com valores humanos, princípios éticos e profissionalização, encontra-se na esfera educacional. A elevação da educação tem, portanto, como consequência, o aumento do trabalho e da produtividade que conduz a expansão da renda das empresas e consequentemente da economia municipal como um todo. 

Senhor prefeito Nelson Bugalho, representantes do legislativo de Prudente, secretária da Educação Sônia Maria Pelegrini, precisamos de “Todos pela Educação”, seriamente. Só assim será possível o crescimento e a paz no nosso município e, consequentemente, a diminuição de penitenciárias. Mas para tal é necessário investir nas nossas crianças e jovens. É necessário o reconhecimento do trabalho dos professores e estabelecimento da meritocracia. Precisamos que nossas escolas venham a ser “casas muito engraçadas”, não por falta de teto, nem por falta de ar-condicionado neste tórrido verão em que nossas crianças e jovens são sufocados, nem por falta de chão, mas pela alegria presente nos estudantes e professores. Por todos sentirem prazer de estar na escola pelo acolhimento, pela formação e pelo saber.

Publicidade

Veja também